Gestão e Qualidade | 10 de novembro de 2023

Projeto do Hospital Moinhos de Vento será apresentado na COP 28 em Dubai

Ao portal Setor Saúde o Superintendente Administrativo Evandro Moraes destaca a importância da iniciativa "Certidão da Vida".
Projeto do Hospital Moinhos de Vento será apresentado na COP 28 em Dubai

O Hospital Moinhos de Vento é uma das organizações brasileiras selecionadas para apresentar práticas ambientais de sucesso na próxima COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). A Conferência ocorre entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano, em Dubai (Emirados Árabes Unidos). O Superintendente Administrativo do Hospital, Evandro Moraes, esclarece detalhes do projeto selecionado “Certidão da Vida”, a importância da participação de empresas parceiras e fala sobre os investimentos da instituição hospitalar relacionados à gestão ambiental, intensificados nos últimos anos.

“AMCHAM Brasil desenvolveu, em 2021, o projeto chamado “Brasil pelo Meio Ambiente”, que visa compartilhar as melhores práticas empresariais sobre preservação ambiental no país inteiro. Foram reunidos, nos últimos 12 meses, 125 projetos de 74 empresas envolvendo um valor astronômico de R$ 12 bilhões. Em 2023, no evento da COP 28 que acontecerá lá em Dubai, essa comissão da AMCHAM, representando essas empresas, levará esses projetos ao evento. Nosso projeto foi um dos escolhidos para ser apresentado no evento da COP 28”, comemora.

Certidão da Vida

“O projeto Certidão da Vida vincula cada nascimento acontecido na maternidade do Hospital Moinhos de Vento ao plantio de uma árvore. Para cada bebê nascido, uma árvore será plantada. Como o Hospital tem, em média, 4 mil nascimentos por ano, e o projeto prevê um tempo de duração de cinco anos, estamos falando em impactar 20 mil famílias nesses cinco anos com essa conscientização ecológica, emitindo uma Certidão da Vida que conecta o nascimento daquele bebê com o plantio de uma árvore”, explica Moraes.

Na Semana do Meio Ambiente, Hospital Moinhos de Vento lança Projeto Certidão da Vida

Carbono neutro

“Institucionalmente, isso fará com que o Hospital Moinhos de Vento se torne em 5 anos uma empresa de carbono neutro. Essa é a “cereja do bolo” que nos falta, associada a outras ações que temos de eficiência energética, transformação de resíduos hospitalares e de certificados de originação de energia limpa. Então, isso é o que falta para nos posicionarmos como uma instituição de carbono neutro. ”

Lançado oficialmente em junho deste ano durante o 3º Summit Ambiental do Hospital Moinhos de Vento, o Certidão da Vida é desenvolvido em parceria com a Quinta da Estância – fazenda de turismo ecológico localizada na região metropolitana de Porto Alegre (Viamão).

certidao da vida hospital moinhos1

“A área total de plantio tem quatro hectares de mata atlântica, a ser reflorestada na Quinta da Estância, em Viamão, gerando redução de carbono de 440 toneladas removidas da atmosfera nesses cinco anos de projeto”, completa. A estimativa é que sejam plantadas 4 mil mudas por ano, totalizando, em 2027, 20 mil árvores.

“Até o momento, já realizamos o plantio prévio de 3.400 árvores. O plantio não pode acontecer a todo momento. Temos uma questão de clima, de temperatura, de chuvas e insolação, então, normalmente, os plantios acontecem no inverno, antes do período mais quente. Nesse meio tempo, vamos certificando os bebês nascidos, vinculando os bebês à árvore por meio de um QR CODE que se encontra na própria certidão entregue à família dos bebês. A família pode visitar e acompanhar o desenvolvimento da árvore a qualquer momento na Quinta da Estância, em Viamão”, detalha o Superintendente Administrativo do Hospital.


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Empresas parceiras

O Certidão da Vida também engajou empresas parceiras para participarem do projeto, como PFIZER, CONSTRUTORA HTB TEDESCO, HARDLINK DELL, VIVEO e MV, entre outras.

“A parceria das empresas nessa iniciativa é fundamental. O Certidão da Vida é um projeto longo, com duração de cinco anos – e é um projeto com alto custo de execução, que envolve a compra das árvores e os custos de plantio e de manutenção. Trouxemos algumas empresas parceiras, empresas que trabalham diretamente conosco, fornecedores das mais variadas frentes aqui do Hospital. Estamos falando de grandes indústrias farmacêuticas, de grandes construtoras, de empresas de tecnologia, empresas de gestão de facilities, ou seja, dos mais variados segmentos. Hoje, temos 15 parceiros que integram o projeto, e estamos abertos a outros que nos procuram quase que diariamente querendo associar a sua marca, o seu nome e o seu propósito a um projeto tão encantador como esse. ”

certidao da vida hospital moinhos

Boas práticas relacionadas à gestão ambiental: principais iniciativas

O Hospital Moinhos tem investido fortemente em estratégias alinhadas aos pilares ESG (ambiental, social e governança). Entre elas estão uma série de projetos que atestam o compromisso socioambiental da instituição hospitalar. Tais projetos, inclusive, têm recebido destaque em premiações regionais e nacionais.

“Nos últimos 10 anos, acabamos assumindo uma posição de vanguarda e de referência na gestão ambiental de resíduos hospitalares. Nós fomos o primeiro hospital do RS a migrarmos para o mercado livre de energia elétrica, em 2016, o que em, 2021, nos proporcionou recebermos um certificado internacional de consumo de energia limpa. Hoje, 100% da energia consumida no hospital vem de uma fonte eólica. ”

meio ambiente hospital moinhos

“Em 2017, construímos e ativamos a primeira Central de Transformação Resíduos Hospitalares do Brasil dentro de uma planta hospitalar. Em 2020, realizamos o primeiro inventário de gases de efeito estufa de um hospital do Sul do Brasil. Em 2022, fizemos a certificação da ISO 141001 e agora, em 2023, lançamos o projeto Certidão da Vida. Neste ano, O Hospital também recebeu o Selo Ouro de qualidade do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) pelo Inventário auditado de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) referente ao ano de 2022. É a segunda vez que a instituição recebe a certificação máxima”, adiciona.

“O compromisso do Hospital Moinhos de Vento com o meio ambiente, vai muito além de uma adequação às boas práticas de mercado. É um tema de propósito genuíno, presente no mapa estratégico e no DNA da instituição desde seus primórdios. Ele traduz nossa preocupação com as gerações futuras e com a perenidade de nosso hospital, visando sempre um mundo melhor”, conclui Moraes.

 

 



VEJA TAMBÉM