Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 17 de agosto de 2022

Para fomentar inovação na saúde, Bossanova Investimentos se junta ao Hospital Dona Helena

Com lançamento de comitê de investimentos, as empresas irão investir em startups B2B, em busca de novas soluções para o setor
Para fomentar inovação na saúde, Bossanova Investimentos se junta ao Hospital Dona Helena

A venture capital Bossanova Investimentos, em parceria com o Hospital Dona Helena, em Joinville (SC), um dos 100 melhores hospitais do Brasil segundo a revista norte-americana Newsweek, lançou um comitê de investimento voltado a healthtechs. O projeto apoiará startups especializadas em saúde com o objetivo de fomentar soluções inovadoras para o setor. A unidade de inovação do hospital, InovaDona, que opera junto ao complexo Ágora Tech Park, será lançada este mês e terá como premissa funcionar como um centro de inovação aberta para startups e parceiros, que também poderão se qualificar para receber investimentos do comitê.

A parceria com a Bossanova é vinculada ao eixo de protagonismo do modelo de inovação do Dona Helena, que tem como objetivo atuar na alta complexidade da instituição e nas demandas do mercado para ações em saúde.

Chander João Turcatti

“O InovaDona elaborou estratégias de inovação fundamentadas em um propósito único de promover a boa saúde no país com mapeamento de tendências, conectando-as a uma rede de conhecimento especialista. Com essa nova frente, poderemos promover e fomentar ainda mais a inovação e o empreendedorismo em todos os níveis de atuação dos hospitais, gerando melhorias e novos negócios”, resume Chander João Turcatti (foto), gestor do InovaDona. Hoje, a instituição conta com mais de vinte iniciativas de inovação aberta e fechada, com temas como nanotecnologia, câncer, Alzheimer, humanoides, epilepsia, Lean Healthcare e Metaverso.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


Democratizar o investimento em startups de saúde

Segundo João Kepler (foto abaixo), CEO e fundador da venture capital, o lançamento do comitê conversa com o desejo das duas instituições de fomentar o ecossistema de healthtechs. “A partir dessa parceria, nós temos a oportunidade de democratizar mais o investimento em startups de saúde e o Hospital Dona Helena de avançar com sua área de inovação, junto ao Smart Money possibilitado pela Bossanova”, conta Kepler. Este é o segundo comitê lançado pela empresa exclusivamente para healthtechs. No primeiro, foram oito negócios investidos, as startups Mitfokus, Medipreço, Probrain, Dr Cash, Carefy, RadarFit, MedicTalks e Closecare. Mais recentemente a Mitfokus e a Probrain.

João Kepler

O comitê tem como tese de investimentos as especificações padrão da gestora: startups B2B, que tenham pelo menos um ano e meio de vida e estejam já faturando no mínimo R$ 20 mil por mês. O diferencial é que as empresas estejam operando preferencialmente nos modelos SaaS e IoT (internet das coisas). Para participar da seleção, elas devem submeter seus pitchs decks pelo site.

Bossanova e Hospital Dona Helena

A Bossanova Investimentos foi fundada em 2015 pelos empreendedores Pierre Schurmann e João Kepler. A empresa foi pensada para resolver uma das maiores dores de startups early-stage: a captação de recursos. Em 2022, atingiu o marco de mil startups investidas e hoje conta com um total de 71 exits.

Centro de referência em saúde, o Hospital Dona Helena completa 106 anos de fundação em 2022. Nos últimos anos, a instituição vem ampliando seu leque de serviços e fortalecendo a atuação em novas especialidades. Com acreditação internacional por uma das mais rigorosas certificadoras do mundo, a Joint Comission International (JCI), o Dona Helena é destaque em qualidade de atendimento e se consagrou como “Instituição da Década” no Prêmio Excelência da Saúde 2020, do Grupo Mídia, pelo conjunto de sua história e relevância para a saúde brasileira. Também é um dos quatro hospitais catarinenses que figuraram entre os 100 melhores do Brasil, de acordo com a pesquisa internacional “Words Best Hospitals 2021”, realizada pela revista norte-americana Newsweek.

 



VEJA TAMBÉM