Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 11 de novembro de 2019

O crescimento do Hospital Tacchini em meio aos novos desafios da saúde

Em entrevista exclusiva, superintendente Hilton Mancio destaca atuação e novidades como o Medical Center e projeto de ampliação
O crescimento do Hospital Tacchini em meio aos novos desafios da saúde

O ano de 2019 tem sido especial para o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves. A instituição celebrou 95 anos de atendimento à saúde dos cidadãos da Serra gaúcha. Para falar sobre esse marco e como a instituição vem driblando a crise econômica no Rio Grande do Sul e no Brasil, o Portal Setor Saúde entrevistou o superintendente executivo, Hilton Mancio

O executivo abordou os projetos de destaque, como o Parto Adequado e aplicativo Protocolo da Dor Torácica, o plano de saúde da instituição (Tacchimed) e as novas estruturas para o futuro como o Medical Center (Hospital Dia com obras já iniciadas) e mais uma importante novidade: a ampliação da área total do Hospital (dobrando a área construída, ganhando mais 25 mil m²). Mancio ainda falou sobre verticalização e envelhecimento da população. No final deixou um mensagem especial ao colaboradores do Sistema Tacchini.


“Vamos enfrentando as dificuldades, os desafios e crescendo, melhorando, nos adaptando às mudanças dos hábitos de vida, do meio ambiente e as pessoas que estão aqui hoje sabem que estamos em uma corrida de bastões: quem recebe o bastão, deve entregá-lo melhor do que recebeu”, destaca o superintendente executivo.


Hilton Mancio

Hilton Mancio

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Confira a entrevista completa.

Setor Saúde (SS): O Hospital Tacchini celebra 95 anos em 2019. Como o senhor observa essa trajetória e quais as perspectivas para o futuro da instituição?

Hilton Mancio: Desde a sua fundação, o Tacchini mantém sua característica de ser um hospital que nasceu dos anseios da comunidade e nesses 95 anos segue trabalhando voltado a atender à nossa população. Ao longo dessa história, a população cresceu consideravelmente e o Hospital ajustou-se a essa demanda. Temos ao nosso lado um Conselho de Administração (formado por lideranças da comunidade) que atua voluntariamente em sintonia com a direção e, juntos, planejam novos investimentos, seja em serviços, seja em expansão de nossa área predial. O Tacchini é um hospital inquieto, que pensa no futuro, alinhado ao que acontece mundo afora, porém, sempre adequado à sua realidade. Para o futuro, já temos definido nossa presença no projeto ‘Medical Center‘, que tem como conceito ser um empreendimento referencial em tecnologia, segurança e atendimento aos clientes. Idealizado para ser um dos melhores ‘Hospital Dia’ do país, o espaço vai contar com quatro salas cirúrgicas, beneficiando diversas especialidades. Situado próximo ao nosso hospital, o Medical Center terá ainda de um centro de diagnóstico por imagem de alta resolução, posto de coleta de exames, fisioterapia, academia e farmácia Tacchimed. Também já temos aprovado pelo nosso conselho a obra que vai resultar em um novo prédio, dentro da nossa área. A futura estrutura praticamente dobrará a área construída, ganhando mais 25 mil metros quadrados. Serão 120 leitos para clientes do nosso Plano de Saúde Tacchimed. As obras estão previstas para iniciar em julho de 2020. Teremos 230 vagas para estacionamento.

Medical Center contará com um estacionamento com 360 vagas, clínicas e consul­tórios

Medical Center já está em fase de construção

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SS: Quais foram os avanços recentes que o Sr mais destaca nos últimos anos?

Hilton Mancio: O Tacchini foi pioneiro na nossa região ao aderir ao projeto ‘Parto Adequado’, sendo ainda o único hospital a participar do projeto, colhendo maior satisfação por parte das gestantes, que são assistidas dentro de um Centro Obstétrico completo, com cinco quartos PPP (para o pré-parto, parto e pós-parto), com iluminação natural e personalizada, sendo um com banheira. Conta ainda com sala de acolhimento, consultório, sala de Ecografia, duas salas cirúrgicas e sala de recuperação anestésica. No local, as gestantes podem escutar as músicas da sua playlist e aproveitar os benefícios relaxantes da cromoterapia. Não bastasse isso, passamos a permitir a entrada de animais de estimação para visita aos seus donos, quando estes estão internados; em parceria com outros hospitais participamos do projeto UTI Visitas, o qual proporciona aos familiares ficarem por maior tempo ao lado de seu ente querido. Desenvolvemos dentro da Instituição um aplicativo que tem por objetivo diminuir o tempo de atendimento ao paciente infartado [denominado Protocolo da Dor Torácica]. Desde a sua chegada ao Pronto Socorro até o procedimento em nossa unidade de hemodinâmica, todas as equipes ficam envolvidas e os resultados são positivos. Da mesma forma, conseguimos nos últimos 3 anos, reduzir o uso de papéis em diversos setores, implantando a certificação digital. Assim, toda documentação do Prontuário do Paciente é assinada digitalmente. Neste período, foi possível reduzir em 62% no número impressões. Uma vez emitidos e assinados digitalmente, os documentos ficam disponíveis eletronicamente para toda a instituição. Por fim, nosso Instituto de Pesquisa [ITPS], que desde 2013, oferece suporte científico aos profissionais do Tacchini Sistema de Saúde em questões de saúde embasadas na literatura mundial. Além desse suporte, o ITPS [Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde] é o local onde são realizados estudos com novas tecnologias em saúde e estudos clínicos em que são disponibilizadas, até então, novas medicações em pediatria, cardiologia, infectologia, terapia intensiva e oncologia. O ITPS está instalado nas dependências do Hospital Tacchini, e possui estrutura de centro de pesquisa clínica e equipe qualificada que inclui profissionais com formação na área da saúde e em pesquisa médica. E devemos ressaltar, ainda, nossa entrada na Anahp [Associação Nacional de Hospitais Privados], o que tem nos permitido a troca de experiências com outras instituições e o acesso a todos os grupos técnicos da entidade, além de avaliar os indicadores e compará-los com nosso desempenho em relação às práticas assistenciais, modelos de gestão de pessoas, informações quanto ao equilíbrio econômico-financeiro dos hospitais, entre outros.

Pronto_Socorro_Tacchini

SS: Quais as maiores dificuldades enfrentadas no mercado da saúde atualmente?

Hilton Mancio: As dificuldades enfrentadas pelo Tacchini são as mesmas das demais entidades filantrópicas que sofrem com o atraso no repasse de recursos por parte das esferas públicas. Além disso, temos a tabela SUS que não é reajustada a mais de 15 anos e isso tem comprometido muito a saúde financeira dos hospitais. Dessa forma, ficamos sempre precisando rever nossos investimentos, sem deixar de atender a população. 

SS: Nos fale um pouco mais sobre a ferramenta Protocolo da Dor Torácica e do aumento de partos normais registrados pela instituição.

Hilton Mancio: O Tacchini trabalha pensando no futuro, porém sem fugir da nossa realidade. Essas duas ações tiveram como foco o atendimento de excelência ao paciente. No caso do Protocolo, embora nossas equipes sempre atenderam dentro do tempo estabelecido em protocolos internacionais, conseguimos diminuir ainda mais o tempo dos procedimentos. Salvamos mais vidas, com certeza. E quanto ao aumento no número de partos, isso é em virtude de um trabalho de mudança de uma cultura. Hoje, dentro do Projeto Parto Adequado, as gestantes podem participar de cursos gratuitos, conhecer nossas instalações e nossas equipes, sendo acompanhadas de perto praticamente durante toda a gestação. Contamos com enfermeiras obstetras que auxiliam os médicos, estando capacitadas para avaliar possíveis riscos e complicações que possam surgir durante a gravidez. Gradativamente conseguimos mudar essa cultura, obedecendo sempre o desejo da futura mamãe. Hoje, conseguimos mudar essa realidade e os partos normais cresceram de 56% para 71% naquelas gestantes e bebês que apresentem plena saúde.

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Imagem do aplicativo criado pelo hospital Tacchini

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SS: Hoje vemos cada vez mais o aumento da estratégia de verticalização, com a integração de serviços da cadeia para um melhor controle dos custos. Nos fale um pouco sobre a experiência do Tacchini, com o seu plano de saúde próprio – que completa 40 anos no ano que vem. Quais os benefícios e ganhos que o Sr destacaria neste tipo de estratégia e como o Sr visualiza o futuro da saúde e os recentes movimentos de verticalização, com o aumento de negócios de compra e venda entre hospitais e operadoras?  

Hilton Mancio: O Tacchimed surgiu como uma alternativa de acesso aos serviços de saúde. Em 1980, quando foi criado, os hospitais já enfrentavam certas dificuldades, assim como os serviços públicos. A criação do Tacchimed permitiu ao Tacchini sua expansão e hoje temos mais de 60 mil clientes nos 27 municípios da região. Ao longo desse tempo, criamos serviços de medicina preventiva, atendimento familiar e as farmácias Tacchimed, com oito lojas em Bento Gonçalves e Veranópolis. Recentemente, criamos o Prevenire, que é um novo conceito de atendimento em prevenção para os Clientes do nosso plano de saúde. Num único local, dispomos de clínica de vacinação, programas voltados a culinária saudável, cessação ao tabagismo e busca pelo peso ideal, além de consultas com profissionais de diferentes especialidades médicas. A inflação da área da saúde é muito superior à inflação geral. Para ofertar produtos e preços menores aos clientes é preciso ter um forte controle dos custos da prestação de serviços. No nosso caso, o Hospital verticalizou o sistema de financiamento, porém o controle está na operação do Hospital. Não há uma competição entre os negócios; o resultado foi projetado na última linha. Desta forma, o Hospital não está preocupado se uma operação é deficitária, se na análise consolidada ela é positiva. É preciso ‘caçar’ todas as ineficiências e desperdícios. Por essa estratégia, o hospital Tacchini tem conseguido enfrentar o momento e crescer. Quanto às compras e vendas do mercado, elas nos desafiam constantemente. Somos um hospital comunitário de 95 anos. Precisamos agregar valor à nossa comunidade. Se não fizermos isto, alguém fará. A área privada seguramente crescerá e terá níveis de serviços diferentes. Na minha visão, é aí que está a oportunidade das estruturas menores.

Prevenire conta com 14 consultórios de atendimento

Prevenire conta com 14 consultórios de atendimento

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SS: Diante do envelhecimento da população como a Casa de Repouso Elisa Tramontina se insere no planejamento da instituição?

Hilton Mancio: A Casa de Repouso está integrada à comunidade de Carlos Barbosa, a 15 km de Bento Gonçalves. Mostramos às famílias que se interessam por este serviço que lá, além dos cuidados assistenciais, os residentes têm como diferencial o atendimento do Hospital São Roque, também pertencente ao Tacchini, e que fica anexo ao local. Seguidamente, os nossos idosos participam de ações com a comunidade, recebem a visita de pessoas voluntárias, vão aos bailes, aos jogos da ACBF [uma das principais equipes de futsal do Brasil, que detêm títulos nacionais e internacionais] e realizam passeios, sempre monitorados por nossas equipes. Os idosos acamados também recebem a mesma atenção da nossa equipe multiprofissional nas 24 horas do dia. Ou seja, a Casa de Repouso está preparada para atender essa nova realidade.

Casa de Repouso Elisa Tramontina é pioneira na Serra Gaúcha ao implantar a Pet Terapia entre idosos

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Hilton Mancio: Chegamos aos 95 anos. Nem parece que faz tanto tempo assim. O trabalho é grande, os desafios, a vitalidade da instituição é imensa e com tudo isso o tempo passa rápido. Num raro momento, uma reflexão. No último dia 20 de setembro, completamos 95 anos de uma história que nos parece de futuro infinito.São muitas as forças desta instituição chamada Tacchini. Nasceu da vontade de pessoas e sobrevive pela vontade de pessoas. Nasceu com um propósito claro, ajudar pessoas a manterem e melhorarem sua saúde. O que pode ser mais nobre? Não foi determinado que atenderia a ricos ou pobres, mas todos, independentemente de credo ou raça. É para todos. Pessoas construíram o Tacchini ao longo dos 95 anos e pessoas constroem hoje. Cada participante desta missão vai agregando partes que o tornam mais forte. Um grupo ampliou o hospital original, outro criou o Tacchimed, outro, a Farmácia Tacchimed, depois o Hospital São Roque, o Instituto de Pesquisa em Saúde, o Instituto do Câncer. Estas pessoas são conselheiros, comunidade, gestores, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, engenheiros, advogados, contadores, técnicos de radiologia, equipes de apoio, entre outros tantos atores. Vamos enfrentando as dificuldades, os desafios e crescendo, melhorando, nos adaptando às mudanças dos hábitos de vida, do meio ambiente e as pessoas que estão aqui hoje sabem que estamos em uma corrida de bastões: quem recebe o bastão, deve entregá-lo melhor do que recebeu. Somos passageiros nesta instituição, ela é a constante, mas é a força e a vontade destes passageiros que a mantém viva. O propósito segue inalterado: desde 1924, manter e melhorar a saúde de todos. Evolua a tecnologia do jeito que for, tudo aqui deve estar a serviço da saúde das pessoas.

Tacchini Sistema de Saúde

O Hospital Tacchini integra o Tacchini Sistema de Saúde, do qual fazem parte o Hospital São Roque (Carlos Barbosa/RS), Plano de Saúde Tacchimed, Farmácia Tacchimed e Casa de Repouso Elisa Tramontina.

 

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