Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 5 de maio de 2022

Instituto Moinhos Social divulga cronograma de ações em comunidades em situação de vulnerabilidade 

Oficinas variadas, abordando temas como saúde, arte, cultura e meio ambiente, são oferecidas de forma gratuita durante o mês de maio
Instituto Moinhos Social divulga cronograma de ações em comunidades em situação de vulnerabilidade 

Contar histórias, falar sobre a saúde da mulher, abordar a prevenção aos riscos do trabalho com reciclagem, são alguns dos temas das oficinas que o Instituto Moinhos Social (IMS), do Hospital Moinhos de Vento, vai promover, durante o mês de maio. As ações acontecem em conjunto com entidades sociais parceiras no loteamento Santa Terezinha, na região das nas ilhas e no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, e também na vila Monte Alegre, em Viamão.

O ciclo de atividades conta com voluntários.  As ações iniciaram nesta semana, com a oficina Mitos e Verdades sobre Higiene Geral. Para participar, os moradores das comunidades não precisam fazer inscrição prévia. Basta ir até ao local, data e hora do evento escolhido para ser inscrito.

As ações fazem parte do programa Transformar, que concentra os grandes eixos de atuação do Instituto Moinhos Social. Lançado em dezembro de 2021, o IMS conta com mais de 70 voluntários capacitados para atuação nas comunidades. Em quatro meses, cerca de seis toneladas de alimentos foram entregues para moradores do Loteamento Santa Terezinha, em Porto Alegre. Neste momento, 150 famílias estão cadastradas e recebem uma cesta básica por mês, como auxílio para a complementação alimentar.

Inspirado na Pirâmide de Maslow que estabelece a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas a partir de cinco divisões, as etapas do programa buscam atender várias frentes de atuação: desde suprir carências nas áreas da saúde e alimentação, até desenvolver atividades que promovam autoestima e realização. “Começamos elencando as famílias que precisam de apoio, agindo diretamente para amenizar a insegurança alimentar dessas pessoas. Feito isso, é possível avançar para outros estágios como o desenvolvimento social”, explica a líder do Instituto Moinhos Social, Monique Pimentel.

Programação

Centro Social Marista Irmão Bortolini (avenida Voluntários da Pátria, 1940 — Floresta. Porto Alegre)

●       11/05 – Oficina: Prevenção do Uso de Drogas e Violência

●       12/05 – Oficina: Alimentação Saudável

●       26/05 – Oficina: Mídias Digitais para Jovens que Pretendem Empreender


Instituição de Educação Infantil Eugênia Conte (rua K, 120 — Rubem Berta. Porto Alegre)

●       06/05 – Visitação e Planejamento da Horta Comunitária

●       10/05 – Oficina: Saúde da Mulher

●       17/05 – Oficina: Saúde da Mulher

●       24/05 – Oficina: Prevenção do Uso de Drogas e Violência


Instituição de Educação Infantil Marista Menino Jesus (rua Garça Moura, 100 – Humaitá. Porto Alegre)

●       18/05 – Contação de Histórias


Centro Social Marista Aparecida das Águas (rua Nossa Senhora Aparecida, 3.144 — Ilha Grande dos Marinheiros. Porto Alegre)

●       18/05 – Manutenção da Horta Comunitária e Oficina de Alimentação Saudável


Galpão Reciclagem (rua Voluntários da Pátria, 2.552 — Floresta. Porto Alegre)

●        20/05 – Prevenção de doenças provenientes da separação incorreta do lixo


Instituição de Educação Infantil Bom Samaritano (rua Paraná, 166 — Vila Monte Alegre. Viamão)

●       19/05 – Oficina: Saúde da Mulher


Programa de voluntariado

Para os interessados em atuar como voluntário do Instituto Moinhos Social, as próximas datas de capacitação serão nos dias 04, 19 e 27 de maio, e 08 e 22 de junho. As inscrições podem ser feitas no site do hospital.

Sobre o IMS

O Instituto Moinhos Social concentra as ações voltadas ao desenvolvimento social e econômico de comunidades em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é gerar um ciclo completo de desenvolvimento, contribuindo para que os moradores se tornem protagonistas de suas próprias histórias. A atuação se dá em cinco eixos: educação, saúde, cultura e esporte, assistência e meio ambiente. Os projetos têm como objetivos a melhoria da qualidade de vida, formação e atendimento da população, das crianças aos idosos.

 



VEJA TAMBÉM