Geral | 22 de julho de 2013

Informe técnico da Anvisa analisa o sódio

Alimentos processados foram estudados pela Agência, em trabalho que alerta para uma alimentação mais saudável
Anvisa analisa o sodio

A Anvisa divulgou dados da análise feita com 24 alimentos, colhidos no comércio em 10 vigilâncias sanitárias estaduais ao longo de 2012. O informe técnico sobre o teor de sódio nos alimentos processados tem como objetivo chamar a atenção para a importância de observar a rotulagem nutricional pelo consumidor, para identificar os alimentos com menor teor de sódio dos produtos e assim fazer a opção pela melhor aquisição.

Os alimentos pesquisados que tiveram maiores variações foram batata palha, refrigerante light, néctar, queijo mussarela, salgadinhos, biscoito salgado e biscoito de polvilho doce. As diferenças no teor de sódio ficaram entre 3,7 a 14,3 vezes. Já os alimentos com menores diferenças – entre 1,1 e 1,8 vez – foram a massa alimentícia, mistura para o preparo de sopa, pão de queijo congelado, macarrão instantâneo, leite integral, biscoito maisena e pão de forma.

O macarrão instantâneo foi o produto que apresentou o valor máximo de 2.385 mg/100g e média de 1881 mg/100g de sódio. Na pesquisa do ano passado, o maior valor foi encontrado no biscoito de polvilho (1.988 mg/100g e a média de 1.517 mg/100g). A Resolução RDC n.359 estabelece um consumo de 2.400 mg de sódio para todo o dia.

Em quantidades excessivas, o sódio é um mineral prejudicial à saúde, uma vez que atua em funções básicas no corpo como no equilíbrio do ácido-base, de água no organismo, na contração muscular, nos impulsos nervosos, no ritmo cardíaco, entre outros. Consumir em demasia implica na liberação de alguns hormônios causadores de retenção de líquidos e aumenta a pressão sanguínea, sobrecarregando o coração. A situação é mais reocupante em casos de hipertensão arterial.

Do contrário, a restrição do sódio diminui a pressão arterial, pode reduzir a mortalidade por doenças como acidente vascular encefálico e a regressão da hipertrofia ventricular esquerda. Pode ainda reduzir a excreção de cálcio pela urina, contribuindo para a prevenção da osteoporose em mulheres idosas.

TÓPICOS , ,

VEJA TAMBÉM