Gestão e Qualidade | 25 de setembro de 2024

Hospital Tacchini comemora 100 anos em jantar para convidados

Portal Setor Saúde esteve presente e conversou com lideranças do setor.
Hospital Tacchini comemora 100 anos em jantar para convidados

O HOSPITAL TACCHINI promoveu um jantar especial e emocionante em Bento Gonçalves para marcar a comemoração dos 100 anos de atividades. O festejo, realizado no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC Bento Gonçalves), ocorreu na noite desta segunda-feira, 23 de setembro e contou com a presença de autoridades, gestores, profissionais do Tacchini e parceiros. O portal Setor Saúde esteve presente, confira como foi a confraternização.


setembrodourado_setorsaude_banner_online_portoalegre


O superintendente executivo do TACCHINI SAÚDE, Hilton Mancio (foto abaixo), fez questão de falar sobre o legado do Dr. Tacchini. “O amor dele pelas pessoas o fez atravessar o oceano e ajudar onde era mais necessário. Este feito por si só merece todo o nosso reconhecimento. Mas ele deixou para nós algo mais valioso que isto: ele nos ensinou o segredo da eternidade. Mais do que exercer a medicina, ele inspirou pessoas a trabalhar pela saúde do próximo. E estas pessoas inspiraram outras tantas e este ciclo se perpetua até hoje”, destacou.

hilton mancio 100 ano tacchini

Oriundo da cidade de Modena (Itália), o médico italiano quase desistiu de atender as pessoas da antiga Bento Gonçalves por falta de condições adequadas para a prática da medicina. Mas com o apoio da comunidade, deu-se início à construção do primeiro prédio do hospital, até hoje de pé. “Somos frutos de uma semente que foi plantada pelo Dr. Bartholomeu Tacchini. Temos o compromisso de acender a mesma chama no coração das futuras gerações. Hoje estamos construindo a base do próximo centenário.”


Health-Meeting-24-600-330-ss


“Mais do que edificações, tecnologias e equipamentos, uma instituição é feita de propósito, engajamento e valores. Estas são características que só encontramos em pessoas. Por isso a celebração de hoje é acima de tudo a celebração das pessoas que ao longo de um século dedicaram a sua vida a construir e a fortalecer esta instituição”, completou Mancio.

livro 100 anos tacchini

No jantar ocorreu o lançamento do livro comemorativo dos 100 anos do Hospital, fundado por Dr. Bartholomeu Tacchini, em 1924. A publicação faz uma retrospectiva cronológica dos momentos chave da instituição hospitalar. Também houve homenagens especiais. Os familiares do ex-superintendente geral do Hospital, Armando Piletti, que faleceu em 2015, aos 68 anos, receberam uma edição especial do livro. Além de familiares de Piletti, o colaborador José Merlo, que atua há 55 anos na instituição, e o Dr. Antônio Carlos Koff, com mais de 60 anos atuando no Tacchini, também foram agraciados com um exemplar e aplausos do público presente. A Irmã Jucelia Dal Bello, representando a Congregação Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu também foi homenageada. A Congregação foi fundamental, sobretudo no início do Hospital. As freiras atuaram em apoio do Dr. Tacchini e demais médicos prestando serviços como enfermeiras, cozinheiras, copeiras, entre outras funções.

homenagens tacchini 100 anos

Antônio Masignan (foto abaixo), presidente do Conselho de Administração do Tacchini, enalteceu o trabalho dos integrantes da gestão e dos profissionais da área assistencial, assim como os membros voluntários do Conselho. “Este grupo de representantes da nossa comunidade, do qual tenho orgulho de participar por quase dez anos, tem desempenhado papel crucial na instituição desde que o Tacchini era apenas era uma ideia no coração e na mente do Dr Bartholomeu. O Conselho de Administração é responsável por aprovar o planejamento estratégico do Tacchini, garantindo que ele seja sempre alinhado aos desafios do presente e às oportunidades do futuro”, enalteceu.

Antônio Masignan

Para o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), Cláudio Allgayer, o Hospital Tacchini é um exemplo de compromisso com a sua comunidade. “O sistema Tacchini Saúde atua de forma ampla com diferentes equipamentos de saúde. Além dos hospitais Tacchini Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, o grupo possui operadora de plano de saúde, promove atendimentos pelo SUS, realiza pesquisas internacionais e nacionais, e ainda atende idosos em seu lar para o público acima dos 60 anos. E em breve, abrirá a sua faculdade de medicina e um novo Medical Center. A bela festa faz jus à trajetória de sucesso deste importante sistema de saúde do interior do nosso Estado. Uma organização que é reconhecidamente um case de sucesso, com engajamento e bons serviços prestados à sua comunidade. Parabéns aos profissionais assistenciais e gestores que fizeram parte desta história, assim como aqueles que hoje sedimentam o presente e futuro do Tacchini”, parabenizou Allgayer (segundo da esquerda para a direita, foto abaixo).

pedro silber claudio allgayer marco aurelio ferreira

Para Marco Aurélio Ferreira, diretor-executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o Tacchini é uma das grandes referências da saúde nacional. “Para nós que estamos em uma Associação nacional, com associados de todo o Brasil, o Tacchini é sem dúvida uma das grandes referências pela sua excelência. É um hospital que tem um ecossistema completo e diferenciado, com uma gestão incrível que preza pela qualidade. Tudo isto em prol da comunidade e do cidadão que reconhece esta qualidade e colabora com o Tacchini. Para nós é um prazer estar aqui na comemoração dos seus 100 anos. O Tacchini é uma referência não só histórica, mas pela excelência no que faz, competência com que atua e pela convivência comunitária.”

marco aurelio ferreira

Em relação à participação do Tacchini junto à Anahp, o diretor-executivo da Anahp destacou as contribuições da instituição dentro da Associação em prol da missão de ajudar por meio da cooperação a qualidade da saúde nacional. “O Tacchini realmente nos surpreende pois é um hospital sempre muito ativo em nossa Associação, com uma participação muito forte em todos os programas que a Anahp coloca em prática, desde compliance, dados e indicadores em saúde, eventos a grupos de discussão. O Hilton [Mancio] integra o nosso Conselho Fiscal, representando muito bem o Tacchini. O Tacchini é um gigante aqui do Rio Grande do Sul, não apenas pelo tamanho, mas pela forma como se posiciona no setor”, elogiou Ferreira (segundo da direita para esquerda, foto acima).


banner-naxia-600


Recentemente o TACCHINI SAÚDE finalizou a obra do seu novo prédio, o HOSPITAL TACCHIMED, construído pela CONSTRUTORA TEDESCO. O CEO da construtora, Pedro Silber, falou sobre a importância da instituição. “É uma grande alegria estar aqui hoje comemorando os 100 anos do Tacchini. Poucas instituições no Rio Grande do Sul são tão longevas e o Tacchini é uma referência no setor da saúde, não só aqui na região da Serra, mas também no Estado. Na vertical de saúde na qual a TEDESCO tem atuado nos últimos anos, o projeto do Hospital Tacchimed é um dos mais representativos. Para nós foi um projeto muito engrandecedor. Na estrutura do Hospital, em breve, haverá uma universidade, o que nos dá uma satisfação muito grande. Tenho até uma questão que me toca muito pessoalmente, pois meu avô Ruy Tedesco, fundador da CONSTRUTORA TEDESCO é daqui de Bento Gonçalves. Tenho, portanto, uma ligação afetiva com esta obra e com a comunidade deste município que como sei muito bem, é muito unida, trabalhadora e acolhedora”, emocionou-se Silber (foto abaixo, à direita).

hilton mancio pedro silber

Planejamento para o futuro: Transformar Bento Gonçalves em uma “blue zone” 

Hilton Mancio detalhou ao portal Setor Saúde alguns dos planos para o futuro. Mancio destacou que o planejamento principal neste momento é, com ajuda de outros atores locais, transformar Bento Gonçalves em uma “blue zone”, nome designado às regiões reconhecidas pela longevidade dos seus cidadãos.

 “Neste momento, a nossa grande missão de longo prazo é transformar Bento Gonçalves em uma “blue zone”. O grande objetivo é mudar hábitos de vida da população, tornando as pessoas mais saudáveis. Nós incorporamos o slogan do projeto de 20 anos ao do TACCHINI: Viver mais e viver melhor.”

“Na prática, se conseguirmos melhorar a vida das pessoas para que elas tenham mais saúde, todo o sistema funcionará melhor. O SUS vai gastar menos e as pessoas terão menos afastamentos do trabalho por doenças. É isto que a nossa cidade precisa e que vamos cada vez mais ajudar a transformar. Nosso objetivo maior não é tratar doentes, mas sim ajudar as pessoas a viverem mais e bem. Ninguém quer passar o fim da sua vida pendurado a um equipamento médico. A gente quer ter autonomia, conviver com a família. Quando fizemos este planejamento de 20 anos vimos que nas blue zones, a incidência de centenários é muito maior que em outras cidades. Isto ocorre pela adoção de alguns hábitos de vida saudáveis, principalmente”, explicou o superintendente executivo do TACCHINI SAÚDE.

hilton mancio

“Neste sentido, a gente vem fazendo alguns trabalhos com a participação de outras frentes, como o setor educacional, em escolas, como horta comunitária, palestras e atividades lúdicas. É algo muito amplo. Motivante e instigante. Igualmente estamos implantando atividades de programas de promoção à saúde junto às famílias dos nossos próprios colaboradores. Temos claro para nós que uma empresa é uma máquina de mudança, um agente transformador. É como um projeto de acreditação. Aqueles ensinamentos são levados para a vida da pessoa, para o resto da vida. Ao fazermos isto com os nossos funcionários [cerca de 2.400 atualmente], automaticamente a qualidade de vida também se torna algo inserido no seio da família, por meio de familiares multiplicadores de hábitos mais saudáveis. Num segundo momento queremos replicar esta estratégia para as empresas da nossa região”, anunciou Mancio.

Sobre a faculdade de medicina, em parceria com a Univates, Mancio detalhou que o projeto aguarda trâmites do Ministério da Educação. “Estamos trabalhando forte com o nosso parceiro para sensibilizar todos os envolvidos. Temos a convicção que em breve poderemos anunciar a abertura do curso. A estrutura está pronta. Ela é fantástica. Está dentro de um hospital e a região é carente. A faculdade irá trazer avanços para a sociedade, com benefícios reais para a saúde pública de toda a região.”


compras-hospitalares-shs

Segundo Mancio, existem outros projetos que poderão ser entregues em um curto espaço de tempo. “Meu sonho como CEO do Tacchini é conseguir ver, além da faculdade de medicina operando, a implantação de todo o projeto de expansão do Tacchimed e a inauguração do Medical Center, que esperamos que ocorra no ano que vem. Conseguir ver estes dois projetos funcionais é o nosso grande objetivo, nosso grande sonho no curto prazo.”

100 anos tacchini

Por fim, ele deixou algumas palavras emocionadas sobre o que representa a imagem e toda a inspiração deixada pelo Dr. Bartholomeu Tacchini: “O dr. Tacchini morreu de câncer de laringe aos 58 anos. Ele estava em tratamento em São Paulo e escreveu uma carta à mão para o presidente do Conselho à época dizendo que ele não voltaria com vida à Bento. E que se fosse possível fazer uma concessão, ele gostaria de ser enterrado ou no Cemitério dos Pobres ou dentro do pátio do Tacchini. Ele hoje está sepultado na frente do prédio que ele construiu. É uma honra para todos nós termos ele lá. Um homem como ele, com a história dele, o que ele fez pela sociedade é muito inspirador. Ele é meu inspirador”, finalizou Mancio.

100 anos jantar tacchini (1)

 



VEJA TAMBÉM