Hospital Ernesto Dornelles promove I Workshop de Comunicação
Evento destinado às lideranças da instituição promoveu conhecimento aos gestores acerca da área da comunicaçãoNo dia 11 de abril, o Hospital Ernesto Dornelles (HED) realizou o I Workshop de Comunicação, com o objetivo de tornar efetivo o fluxo de informações e o relacionamento organizacional. O evento também propôs aproximar, capacitar e atualizar as mais de 60 lideranças da instituição presentes, das estratégias utilizadas para a condução dos métodos de diálogo com o público interno e externo.
Especialistas em comunicação de diversas áreas trouxeram cases de sucesso com a proposta de aprimorar o conhecimento dos gestores no assunto e fazê-los compreender melhor as técnicas de comunicação e os seus resultados para os negócios.
O primeiro painel – Se tudo comunica, o colaborador também comunica! – foi apresentado pelas sócias da Fale Consultoria em Endomarketing, Alessandra e Fabiana Becker, que abordaram o papel do colaborador como porta-voz e agente influenciador da reputação corporativa, alertando para o diálogo e a responsabilidade do hospital com os seus funcionários.
Em Riscos e crises de imagem e reputação: como prevenir e gerenciar, a Doutora e Mestre em Comunicação Rosângela Florczak explicou como identificar esses riscos, as crises e os eventos críticos, focando na prevenção e orientação para que os gestores percebam desde o início e saibam administrar e agir quando da ocorrência de acontecimentos desses tipos.
Raphaela Donaduce Flores, sócia da Dona Flor Comunicação, apresentou o case Desvendando a Assessoria de Imprensa, falando sobre a importância da construção da confiança entre a imprensa e as assessorias, uma vez que, essa parceria contribui para a consolidação da reputação da empresa.
Por fim, Daniel Costa, administrador de empresas especializado em Gestão de Pessoas, apresentou o painel Não existe gestão sem comunicação, em que mostrou a necessidade da comunicação interna para o crescimento de uma instituição. Segundo ele, ‘’a comunicação interna é o principal problema das empresas e, também, a solução para todos os outros’’. Ao fim do evento, os participantes receberam o livro Não existe gestão sem comunicação do palestrante Daniel Costa.
Para a Coordenadora de Comunicação e Marketing do HED, Daiane Wolk, a comunicação em um serviço de saúde vai além de simples comunicados, cartazes e eventos. É estratégica para o bom andamento dos processos da instituição, possibilitando a construção de bons relacionamentos com os stakeholders, ações de humanização e qualidade de vida para pacientes/clientes e comunidade, realizando a gestão da reputação, o gerenciamento de crises de imagem e o relacionamento com as mídias.
Segundo Daiane, no dia a dia dos hospitais a comunicação é vital, pois quando realizada de maneira integrada, torna-se eficiente, reduzindo a incidência de erros, resultando na melhoria da segurança do paciente e salvando vidas. “A comunicação está presente em todas as áreas da vida. Por meio dessa ferramenta é possível tornar comum informações, ideias, fatos e experiências. E, se trabalhada de forma que todos compreendam a mensagem, gera inúmeros resultados positivos”, reforça a coordenadora.
O Workshop de Comunicação do HED concluiu sua primeira edição reforçando a importância da comunicação em todos os relacionamentos, sendo eles internos ou externos. Devido ao sucesso do Workshop, o evento passará a integrar o calendário institucional.
*créditos das fotos: Assessoria de Comunicação e Marketing Hospital Ernesto Dornelles