Gestão e Qualidade | 18 de março de 2021

Hospital Conceição inaugura nova enfermaria com 55 leitos destinados a pacientes Covid

Nova área tem mais de 1.000 metros quadrados e contou com o investimento de cerca de R$ 6,5 milhões
Hospital Conceição inaugura nova enfermaria com 55 leitos destinados a pacientes Covid

Na manhã desta quinta-feira, 18 de março, o Hospital Nossa Senhora Conceição (HNSC) inaugurou a enfermaria 4º I, no quarto andar, que dispõe de 55 novos leitos destinados a pacientes com Covid-19 que atualmente estão internados nas enfermarias 4º B2 e 3º C2. O local conta com melhorias, tanto para os pacientes, quanto para as equipes assistenciais, como estrutura de gases (aporte de oxigênio, ar medicinal e vácuo) – que proporciona a diminuição de geração de aerossóis, importante para o manejo de isolamento respiratório – e climatização. A transferência dos pacientes iniciará nesta sexta-feira (19).

A área é toda nova, desde as paredes e o teto, à parte elétrica, hidráulica, de climatização e tudo mais que uma enfermaria necessita. O novo espaço, que antes funcionava como depósito, tem mais de 1.000 metros quadrados e contou com o investimento de cerca de R$ 6,5 milhões.

Com a nova estrutura, a área 4º B2 voltará a ser isolamento de contato e receberá os internados da enfermaria 4º D, liberando este espaço para internação não-Covid. Já a 3º C2 servirá como backup, recebendo os internados da 1º C devido à realização de obras do setor de Endoscopia no local.



“Estamos entregando uma obra que ficou com o padrão que queremos que sejam os locais públicos. Traremos pacientes Covid para este setor, onde ficarão melhor acomodados e em um ambiente climatizado”, destacou o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Cláudio Oliveira. Além de Oliveira, a inauguração contou com a presença do diretor administrativo e financeiro Moises Prevedello e do conselheiro do GHC Rogério Pires que teceu elogios ao ato do GHC e à nova estrutura: “Me orgulha muito essa determinação de qualificar o serviço público. Temos que aplaudir o esforço do GHC e continuar agregando valores para a sociedade”.

Autoridades municipais, como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, também acompanharam a inauguração. “Manifesto nosso elevado reconhecimento aos trabalhadores da saúde. A participação do GHC no enfrentamento da pandemia tem sido decisiva”, afirmou Mello e ainda complementou que “a abertura desses leitos é mais um gesto de acolhimento. Esse é o SUS que queremos. Juntos vamos vencer”. Estiveram presentes também no ato o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, e a vereadora Cláudia Araújo.

Com informações GHC/Marcus Oliveira  e Mateus Luz (Fotos). Edição SS. 

ghc enfermaria

 

VEJA TAMBÉM