Política | 1 de dezembro de 2015

Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas é lançada

Coalizão reunirá diferentes forças para atuar em prol das Análises Clínicas no Congresso Nacional
Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas é lançada

Reunindo representantes dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, assim como entidades das Análises Clínicas e farmacêuticos que atuam no segmento, além de sindicatos, associações e proprietários de laboratórios, a solenidade de instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas, ocorrida na Câmara dos Deputados, no final da manhã de quinta-feira, 26, representou uma conquista importante para a categoria, já que a soma de esforços dentro do Congresso fortalecerá as reivindicações e a valorização do setor de Análises Clínicas no país.

Presidente da Frente, o deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS) compôs a mesa de abertura na ocasião, em companhia do presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), Jerolino Aquino; do gaúcho Irineu Grinberg, ex-presidente desta mesma Sociedade e membro do Conselho Fiscal da FEHOSUL e de Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia. Conforme Nogueira, as prioridades da Frente serão a recomposição dos valores das tabelas de remuneração do SUS; a desoneração tributária do segmento que presta serviços públicos; uma linha de financiamento pelo BNDES para estabelecimentos que prestam serviços públicos e impedir o monopólio e concentração de serviços por grandes corporações.

Para o presidente do Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do RS (Sindilac-RS), Luis César Leal, também presente ao evento, a consolidação da Frente Parlamentar acontece em um momento muito oportuno. “É importante salientar, em primeiro lugar, a iniciativa do deputado Ronaldo Nogueira. A Frente promove uma união entre deputados e entidades das Análises Clínicas, Conselhos, SBAC, Sindilac, garantindo uma aproximação que será importante para atender às demandas do setor”, observa Leal, destacando que o planejamento de ações para o próximo ano já sendo construído, e que o CRF-RS tem sido um decisivo parceiro nas lutas pelas melhorias nas Análises Clínicas. “Nos últimos três anos, o Conselho Regional tem oferecido muito apoio para o segmento, contribuindo para que consigamos avançar em nossos objetivos”.

Presente na oportunidade de lançamento da Frente Parlamentar, o presidente do CRF-RS, Roberto Canquerini, ressaltou a importância da iniciativa e o envolvimento de diversas entidades na ocasião. “Estamos confiantes na condução dos trabalhos pelo deputado Ronaldo Nogueira, assim como contamos com o apoio dos 220 deputados que assinaram o documento que autorizou a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas. Este trabalho conjunto buscará a valorização de todos os profissionais que atuam nesse setor tão relevante para a saúde da população”, argumenta.

São objetivos da Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas:

I – Apoio aos Laboratórios de Análises Clínicas

II – Atuação em defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas

III – Acompanhar políticas e ações que se relacionem com os Laboratórios de Análises Clínicas

IV – Propor legislação de regulamentação, melhorias e incentivo à competitividade aos Laboratórios de Análises Clínicas

V – Promover debates, simpósios, seminários, audiências e outros eventos relacionados ao tema, divulgando seus resultados

VI – Acompanhar a tramitação de matérias no Congresso Nacional que tratem do tema e assuntos correlatos

VII – Apoio a entidades representativas, associações e fóruns relacionados ao tema

Assista a manifestação do Deputado Ronaldo Nogueira, em Brasília, na Câmara dos Deputados:

VEJA TAMBÉM