Gestão e Qualidade, Política | 22 de julho de 2018

FEHOSUL participa de reunião com novos dirigentes do IPE-Saúde

Foram discutidas premissas e princípios para um novo modelo de remuneração
FEHOSUL participa de reunião com novos dirigentes do IPE-Saúde

No dia 18 de julho, a direção da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e da Associação dos Hospitais do RS (AHRGS) participou de reunião de lideranças hospitalares do estado, com os novos dirigentes do IPE-Saúde. Também estiveram presentes na atividade, realizada na sede do órgão estadual, dirigentes da Federação das Santas Casas. O presidente do IPE-Saúde, médico João Gabbardo dos Reis, apresentou o novo diretor assistencial da Instituição, médico Jairo Otero, e o novo diretor de relações com os usuários, Paulo Gnoatto e debateu com as lideranças os principais conceitos, premissas e princípios  para um novo modelo de remuneração.

No encontro, ficou estabelecido entre os presentes que um novo modelo deve estar baseado na valorização da assistência e prestação de serviços de saúde; também remunerando de forma justa os insumos.

A abrangência do estudo foi determinada, o período e frequências dos dados foram acordados, como também possíveis agrupamentos de instituições, conforme a complexidade dos serviços prestados e a infraestrutura necessária.

Ipe_Saude_Reuniao_18_Julho

 

Uma lógica comum foi parametrizada, de forma a atender os interesses da Instituição, dos usuários e dos prestadores de serviços. Além disso, as lideranças presentes no encontro debateram outras questões estruturais e conjunturais que também merecem atenção nesta nova fase de relacionamento, incluindo cronograma de pagamentos, reajuste anual automático e equilíbrio orçamentário. As partes entenderam oportuno  a realização de uma reunião com a Secretaria da Fazenda para debate da situação orçamentária e dos pagamentos, atualmente em atraso.
Ficou estabelecida a criação de câmara técnica com representantes do IPE-Saúde e das federações para agendas específicas: tabela de materiais indenizáveis, tabela de órteses e próteses e materiais especiais, novos medicamentos e tecnologias, economicidade para o sistema, entre outros pontos. Com estas premissas estabelecidas, o IPE-Saúde processará os dados e fornecerá as informações para um acordo previsto ainda no mês de julho.

No dia 29 de junho, a FEHOSUL já havia recebido, na sua sede, o novo presidente João Gabbardo dos Reis. Confira.

VEJA TAMBÉM