Gestão e Qualidade | 12 de dezembro de 2014

FEHOSUL apresenta os destaques e as conquistas da saúde em 2014

Confraternização reúne dirigentes e autoridades do setor 
Destaque

Os principais avanços da saúde no Rio Grande do Sul ao longo do ano foram apresentados no evento Destaques e Conquistas da Saúde em 2014, promovido pela FEHOSUL no dia 11 de dezembro, no Hotel Sheraton Porto Alegre.

O evento foi dividido em duas partes. Na primeira, a apresentação da evolução do trabalho ao longo do ano que se encerra. No segundo momento foi oferecido um coquetel de confraternização. Estiveram reunidos dirigentes de instituições, autoridades e parlamentares ligados ao setor. Com apresentação do presidente da Federação, médico Cláudio Allgayer, o evento salientou o trabalho da entidade, que defende as instituições do setor, promove o desenvolvimento e representa a categoria perante os vários entes da sociedade organizada.

Em 2014, a FEHOSUL construiu quatro linhas estratégicas e uma de apoio e a elas dedicou-se intensamente. A melhoria no relacionamento com os seus representados é fundamental, pois incentiva a participação e fortalece a categoria para qualificar o seu papel na sociedade, indispensável para o desenvolvimento equilibrado do setor.

Através do Portal Setor Saúde (www.setorsaude.com.br), a Federação alcança mais de 16 mil pessoas (fãs) nas redes sociais e recebe mais de 60 mil visitas mensais, entre profissionais da saúde e público em geral. Além de importante canal de comunicação, o site teve papel fundamental nos processos de negociação com o IPE-Saúde, gerando repercussão junto ao governo através da publicação de notícias sobre a crise no IPERGS.

Juntamente com os sindicatos filiados, a FEHOSUL fortaleceu o papel de mediador nas relações entre empregadores e profissionais. As convenções coletivas estabeleceram negociações, visando manter o equilíbrio nas questões econômicas e sociais que envolvem as tratativas no âmbito legal.

Protagonista nas negociações com o Ipe-Saúde, a Federação lidera o Grupo Paritário. Ao longo de 2014, essa frente conseguiu solucionar pendências históricas, como a liquidação das glosas (2005-2009), abertura do prazo de recurso das glosas (2010-2014) e  manutenção dos recursos de 2014 em diante; resgate do passivo devido ao congelamento do Brasíndice (R$ 25 milhões); novo modelo de remuneração dos medicamentos com a preservação do princípio “ganho zero, perda zero”, reajustes anuais; adoção integral da CBHPM, entre outros.

A Federação tem se empenhado para consolidar sua representatividade junto às instâncias que regem a saúde (Ministério da Saúde, ANS, ANVISA, etc.). A Visão da FEHOSUL, quanto à política nacional e estadual, foca o desenvolvimento de quatro eixos estratégicos: Acesso, Gestão, Qualidade Assistencial e Financiamento. Esse posicionamento foi defendido no Foro Temático da Saúde da Agenda 2020 e na Câmara Temática da Saúde do Conselhão do Governo do Estado (CDES/RS).

 Homenagens a Darci Mallmann

Darci Mallmann, que recentemente foi jubilado e deixou a superintendência do Hospital Divina Providência de Porto Alegre recebeu o carinho dos presentes durante todo o encontro. Cláudio Allgayer destacou em discurso que Mallmann sempre será um “farol para os gestores e dirigentes da saúde, por sua competência, ética e profissionalismo neste mais de 40 anos de serviços prestados na saúde”. Mallmann agradeceu, pronunciando-se com emoção. Alguns dos presentes também falaram após Cláudio Allgayer agradecer o comparecimento dos convidados.

Fernando Torelly, presidente do Sindihospa, destacou as ações de parceria que todos os estabelecimentos de saúde deverão buscar a partir do cenário de aperto fiscal que se intensificará na próxima gestão do governo federal e estadual; destacando o papel de protagonismo das entidades sindicais patronais na interlocução entre governo e estabelecimentos de saúde.

Maurício Guimarães, do Sindicato dos Hospitais de Pelotas, reforçou que a grande marca dos últimos anos da atuação da FEHOSUL é sua capacidade de inovação, fazendo referência aos eventos, produtos, serviços e principalmente pela atitude e resposta frente às demandas dos estabelecimentos de saúde.

Os deputados Pedro Westphalen e Liziane Bayer, parabenizaram a FEHOSUL e seus sindicatos associados pelos resultados obtidos no ano que se encerra. Antônio de Pádua, Diretor de Saúde do IPERGS, elogiado pelo presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer, pelo efetivo interesse em resolver as pendências da autarquia com os hospitais, clínicas e laboratórios; falou que a parceria neste ano entre a FEHOSUL e o Ipe-Saúde servirá de exemplo a ser seguido.

Paulo de Argollo Mendes, presidente do SIMERS, enalteceu as iniciativas da FEHOSUL e a liderança de Allgayer nestes 25 anos de atuação a frente da entidade. Falaram ainda, Elaine Camargo, presidente da Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar (ABRAOH) e Joel Rolim Mancia, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-RS). Ambos lembraram a participação e força das parcerias entre as associações que representam e a FEHOSUL.

Estiveram presentes ao encontro autoridades, dirigentes e profissionais. Dentre eles, Alfredo Cantalice Neto (AMRIGS), Ermes Pedrassani (Ex-ministro e Presidente do TST), Fernando Scarpellini Pedroso (Sindicato dos Hospitais da Região Serrana), João Carlos Nedel e Reginaldo Pujol (vereadores de Porto Alegre), Jorge Luiz Cuty da Silva (secretário adjunto de Saúde de Porto Alegre), Luiz Alberto Tarragô de Carvalho (secretário geral da FEHOSUL), Mauro Geyer e Luiz César Leal Neto (Sindilac), Mauro Otávio Guedes (Fundação Municipal de Saúde de Canoas), e Ronald Krumenauer (Pólo RS).

4

Neida Burch de Miranda, Thaís de Miranda Ferreira e Maurício Guimarães

5

Cláudio Allgayer e Darci Mallmann

6

Pedro Westphalen

7

Liziane Bayer (deputada estadual)

8

Pedro Westphalem (deputado estadual)

9

Pedro Westphalen

10

Fernando Torelly

11

Descontração entre os convidados

12

João Carlos Nedel (vereador Porto Alegre), Luiz Augusto Pereira (Hospital Parque Belém), Alfredo Cantalice Neto (AMRIGS) e Alcides Pozzobon (Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul)

13

Flávio Borges, Antônio Quinto Neto, Luiz Alberto Tarragô de Carvalho e Fernando Pedroso

14

Autoridades, dirigentes, gestores e profissionais no evento realizado no Sheraton

15

Após ano complicado para o setor saúde no Estado, momento para lembrar das conquistas

16

Cláudio Allgayer e Antônio de Pádua

17

Jorge Luiz Cuty da Silva

19

Antônio Quinto Neto

20

Coquetel

 

26

Fernando Torelly, presidente do Sindihospa

foto 2

Evento ocorreu em Porto Alegre

fotos 1

Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL

VEJA TAMBÉM

Laboratório Mont’Serrat é o primeiro da região Sul a oferecer teste que mede nível de imunidade contra o SARS-CoV-2

A confirmação de reinfecções pelo SARS-CoV-2 e uma mutação deste vírus já identificada no país vêm deixando a população alerta neste início de ano. Diante do grande número de pessoas que já contraíram o coronavírus (Covid-19), a possibilidade de confirmar o nível de imunidade contra a doença pode trazer um pouco mais de tranquilidade. Esse
qualidade e segurança do paciente

Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA 

A Hospitalar ATS, de Porto Alegre (RS), conquistou a acreditação de nível 3 (Excelência) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Fundada em 1997, a empresa atua oferecendo soluções para as necessidades dos pacientes fora do ambiente hospitalar, como serviços de home care. Entre os produtos oferecidos estão a Assistência Domiciliar Supervisionada, Internação Domiciliar, Procedimento Pontual
sequelas Covid

Hospital Mãe de Deus inaugura Serviço de Recuperação Pós-Covid

Após dez meses de pandemia, com mais de quatro mil pacientes atendidos e diagnosticados com Covid-19, tanto da capital quanto do interior do Estado, o Hospital Mãe de Deus está recebendo uma procura muito grande de pessoas que precisam de orientações para a continuação do tratamento após a doença. Para atender esta demanda, desde o dia 11 de janeiro começou a funcionar o Serviço de Recuperação Pós-Covid.