EUA: UnitedHealthcare Group pagará 3,2 bilhões de dólares para adquirir empresa de auditoria Equian
A empresa poderá ser incorporada à Optum
A UnitedHealth Group dos EUA – que no Brasil opera a Rede Amil, a rede de hospitais Americas Serviços Médicos e a empresa de tecnologia Optum – irá comprar a Equian, uma empresa de tecnologia e auditoria em saúde. Segundo informou o The Wall Street Journal, o valor da aquisição é de cerca de 3,2 bilhões de dólares. A UnitedHealth Group, com um valor de mercado de aproximadamente 235 bilhões de dólares, é responsável por gerenciar a maior seguradora de saúde dos EUA, a UnitedHealthcare.
A Equian oferece serviços de processamento de pagamentos para empresas de assistência à saúde e seguradoras. Com sede em Indianápolis (Indiana), a Equian gerencia mais de 500 bilhões em dados de sinistros. Dentre os produtos da Equian para o mercado da saúde, estão serviços que abrangem o processo de faturamento: revisão dos resultados clínicos, validação de contas sob a base do DRG, auditoria das contas hospitalares e auditoria pós alta.
Há especulações de que a UnitedHealth irá incorporar a Equian para atuar dentro do rol de serviços da Optum. Hoje a empresa Optum trabalha com soluções de tecnologia, consultoria em saúde baseada em valor, análise de dados e saúde populacional. Mas especialistas apostam que, a partir deste negócio, o Grupo poderia entrar em novos mercados. A compra da Equian poderia ajudar a Optum a expandir-se para além dos cuidados de saúde, uma vez que a Equian também serve outros tipos de seguros.
Segundo informações do site da Equian, a plataforma de Big Data da empresa analisa custos, códigos clínicos e recupera transações imprecisas nos ambientes complexos de saúde; mas oferece ainda soluções para o processo de pagamento de salários e benefícios e na área de seguros de vida e acidentes. “A Equian trabalha com análise de dados para pagar à parte certa, o valor certo, no momento certo, entregando mais de 2,5 bilhões de dólares por ano em economias acionáveis em todo o espectro de pagamento”, diz o site da empresa.
Já a Optum vem obtendo um rápido crescimento e atende seguradoras, hospitais e outras empresas de saúde atualmente. A empresa ajudou a impulsionar o crescimento da UnitedHealth: a subsidiária alcançou 100 bilhões em receita no ano passado (2018).
Repercussão
“A empresa de integridade [exatidão] de pagamento [Equian] já atende 20 dos 25 melhores planos de saúde e reforçará ainda mais os negócios da Optum, um aspecto notavelmente positivo. No entanto, a alavancagem da UnitedHealth, que é relativamente alta, aumentará modestamente como resultado deste negócio”, disse em comunicado Dean Ungar, vice-presidente da Moody’s – agência americana de análise de investimentos e classificação de risco.
Cadeia do mercado da saúde
A UnitedHealth tem crescido com serviços complementares aos seus negócios, comprando inclusive farmácias e transformando-as em negócios de gerenciamento medicamentos, o OptumRx. A empresa adquiriu a Avella Specialty Pharmacy em 2018, bem como a Genoa Healthcare, a quinta maior rede de farmácias dos EUA. Passou a oferecer serviços de tele psiquiatria e manejo de medicamentos.
A OptumRX também utiliza fortemente a tecnologia para comprar em grande quantidade a custos menores. Os serviços de envio de medicamentos para a casa do paciente, assim como o controle personalizado de um calendário com lembretes para o paciente não abandonar o tratamento, fazem parte das soluções oferecidas pela empresa.
DaVita Medical Group
Esta semana, a Optum concluiu a aquisição do DaVita Medical Group – com mais de 300 estabelecimentos de saúde, como clínicas e centros cirúrgicos nos estados da Flórida, Colorado, Washington, Nevada e Novo México. A empresa recebeu aprovação da agência de regulação econômica norte-americana, a Federal Trade Commission. A UnitedHealth Group disse que o DaVita Medical Group será incorporado aos serviços de entrega de cuidados primários, especiais, domiciliares e urgentes. O valor final da aquisição é de 4,3 bilhões de dólares.