Gestão e Qualidade, Mundo | 18 de agosto de 2015

Estudantes de medicina dos EUA começam a ter aula sobre custos hospitalares

Currículos acompanham mudanças que valorizam a qualidade em detrimento da quantidade
Estudantes de medicina dos EUA começam a ter aula sobre custos hospitalares

Estudantes de medicina, tradicionalmente, não são instruídos a falar com seus pacientes sobre os custos dos tratamentos e dos medicamentos. No entanto, instituições norte-americanas estão integrando cada vez mais o tema em suas grades curriculares.

Segundo a Dra. Janis Orlowski, diretora de cuidados de saúde da Association of American Medical Colleges (AAMC), associação que representa escolas médicas,  hospitais e sistemas de saúde de ensino, academia e sociedades científicas dos EUA e Canadá,  trata-se de “uma mudança dramática”, mas de muita importância.

Um recente estudo da AAMC constatou que 129 de 140 escolas médicas, ou 92%, disseram que ofereceram ao menos um curso obrigatório sobre custo dos cuidados de saúde durante o ano letivo 2013-2014. Quase 40% das escolas disseram, ainda, que oferecem o tema em disciplinas eletivas.

Entre as razões para esta mudança, destaca-se o Affordable Care Act (lei federal dos EUA sancionada pelo presidente Barack Obama em 2010, o maior projeto de mudança no sistema de saúde americano desde que os programas Medicare e Medicaid que entraram em vigor nos anos 1960), que premia médicos pelo valor e qualidade da prestação de serviços, e não pela quantidade de exames ou cirurgias realizadas. Outro motivo é o aumento dos planos de saúde denominados “dedutíveis”.  Mais pacientes têm de pagar pelos atendimentos, que antes eram cobertos pelo seguro, e isso estimula a consciência dos consumidores em relação ao controle dos custos.

Como resultado, Janis Orlowski diz que os médicos têm mais responsabilidade ao considerar os custos que os pacientes poderão ter que enfrentar. “Estamos recomendando que os médicos entendam os custos, e eles levam isso em consideração ao fazer as suas melhores indicações”, diz ela.

Desde 2012, a Keck School of Medicine of USC (escola de medicina da Califórnia) oferece a disciplina “Business of Medicine”, que discute o custo dos serviços. A David Geffen School of Medicine, da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), começou a tratar do tema em 2014.

Cerca de uma dúzia de residentes do primeiro ano na UCLA obtiveram recentemente uma introdução para esta discussão, aprendendo definições para três termos de cuidados de saúde: custo, cobrança e pagamento. Para o Dr. Paul Lyons, diretor da UC Riverside School of Medicine, também da Califórnia, “estas informações muitas vezes ressoam mais profundamente quando os estudantes e os residentes percebem o impacto direto sobre os pacientes”, acrescenta o diretor.

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