Cenário dos Hospitais no Brasil 2019
A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e Federação Brasileira de Hospitais (FBH) lançaram no dia 22 de maio, durante a Feira Hospitalar, em São Paulo, a nova edição da publicação Cenário dos Hospitais no Brasil.
Sobre o estudo
O número de hospitais, conjuntamente ao número de leitos hospitalares, são indicadores importantes para determinar os recursos de saúde disponíveis para a população e, consequentemente, a capacidade de atendimento em alta e média complexidades de um país ou de uma região.
Embora não exista uma recomendação oficial para a densidade de leitos hospitalares por habitante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima globalmente uma média de 3,2 leitos hospitalares por 1.000 habitantes,1 sendo uma média de 2,0 leitos hospitalares por 1.000 habitantes exclusivamente na América Latina e Caribe. Assim, o presente levantamento propõe-se a consolidar e analisar, de forma inédita, a evolução e a distribuição dos hospitais privados no período entre 2010 e 2019, a fim de contribuir com o entendimento e o planejamento do cenário da prestação de serviços hospitalares em todo o território nacional.
O levantamento tem o objetivo de caracterizar e apresentar a distribuição dos hospitais privados no Brasil, além de mostrar a trajetória ao longo do tempo, usando dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS). O número de hospitais, conjuntamente ao número de leitos, são indicadores importantes para determinar os recursos de saúde disponíveis para a população e, consequentemente, a capacidade de atendimento de um país ou de uma região.