Estatísticas e Análises | 1 de outubro de 2014

Casos de câncer de mama devem aumentar no País

Alerta é dado pela mastologista Maira Caleffi, do Moinhos de Vento 
Outubro Rosa 2014 - Moinhos de Vento

O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência do câncer de mama. Em Porto Alegre são 125 novos casos em 100 mil mulheres a cada ano. Trata-se da primeira causa de morte por câncer entre mulheres, sendo que um dos maiores problemas é a dificuldade em identificar a doença no estágio inicial.

Para chamar a atenção para esse tema, o tradicional Outubro Rosa (www.outubrorosa.org.br), que inicia dia 1º, ocorre em todo o mundo. A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia.

Para 2014 são esperados aproximadamente 57 mil novos casos no Brasil. Segundo a médica chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Maira Caleffi, a tendência é de que os números cresçam ainda mais. “A obesidade e a expectativa de vida maior deve provocar um aumento nos casos do câncer de mama”, salientou.

Entre 2004 e 2014 o Núcleo Mama Porto Alegre do Hospital Moinhos de Vento atuou com foco na detecção precoce e tratamento do câncer de mama de forma multidisciplinar e ativa, tendo, em mais de 35 mil atendimentos e 18 mil mamografias, diagnosticados 94 casos. Estes apresentaram uma taxa de óbito de apenas 8,5%, nos 10 anos em que o NMPOA vem promovendo cuidado e mudança de cultura a uma grande população feminina de baixa renda.

Quanto antes o câncer for descoberto, maiores são as chances dos pacientes realizarem um tratamento sem procedimentos agressivos. Quando detectado precocemente, as chances de cura são de até 95%.

 

VEJA TAMBÉM