Gestão e Qualidade | 26 de abril de 2019

Case de sucesso da Unimed utilizando remuneração baseada em valor será apresentado em evento da FEHOSUL

Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, é uma das atrações do Seminários de Gestão
Case de sucesso da Unimed utilizando remuneração baseada em valor será apresentado em evento da FEHOSUL
 
Atenção: INSCRIÇÕES ESGOTADAS

A primeira edição de 2019 do Seminários de Gestão, a realizar-se no dia 3 de maio, terá como tema Sustentabilidade em Saúde. O evento ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). O Seminários de Gestão é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). O patrocínio desta edição é do banco Banrisul, do laboratório farmacêutico MSD, da empresa de tecnologia MV, e da operadora de saúde Unimed Porto Alegre. A certificação será concedida pela Fasaúde/IAHCS, e os apoiadores são IAHCS Acreditação e portal Setor Saúde – canal de comunicação oficial do evento.

Uma das atrações desta edição é o presidente da Seguros Unimed e ex-presidente da Unimed BH, médico Helton Freitas, que apresentará a Experiência de Sucesso com Remuneração Baseada em Valor (case Unimed BH). Em entrevista ao Setor Saúde, o presidente da Seguros Unimed falou sobre a palestra que apresentará.


“O setor tem pautado, com ênfase crescente, o tema dos modelos baseados em valor. Uma maneira simples de definir valor em saúde seria garantir que cada pessoa tenha acesso aos cuidados de que necessita, de forma oportuna, no espaço assistencial mais adequado, com qualidade e segurança. Nem mais, nem menos do que a sua necessidade”, enfatiza.


De acordo com o palestrante, essa visão implica o redesenho de processos e serviços, organizando a jornada do cliente e garantindo a coordenação e a integração entre os níveis de atenção. “As evidências indicam que esse caminho não só é mais efetivo, como também contribui para conter a escalada dos custos. Sabemos que a mudança de modelo será gradual, pois envolve aspectos culturais e pressupõe novos mecanismos de remuneração dos serviços, bem como redes organizadas e resolutivas. Durante a palestra, vou abordar iniciativas bem sucedidas do Sistema Unimed, desenvolvidas em parceria com os prestadores e que buscam reconhecer e premiar a qualidade oferecida e os desfechos”, explica.

O presidente da Seguros Unimed saudou a escolha do tema do evento. “Nos últimos anos, os Seminários de Gestão – organizados em parceria pela FEHOSUL, pela AHRGS e pelo SINDIHOSPA – consolidaram-se como um ambiente qualificado para o debate e o desenvolvimento setorial. O tema da sustentabilidade é crítico ao futuro dos sistemas de saúde, e a recente crise econômica do país evidenciou a necessidade de avançarmos em modelos assistenciais mais efetivos no cuidado e mais racionais, em termos de custos”, salienta.

O palestrante também fez uma breve análise do momento atual do setor de saúde no país. “Atualmente, 53% dos gastos com saúde no Brasil já são de natureza privada – planos ou seguros de saúde e gastos diretos das famílias. Entre 2015 e 2017, com o desemprego e o achatamento da renda, mais de 3 milhões de brasileiros perderam acesso à saúde suplementar, o que agrava a pressão de demanda sobre o sistema público. A crise fiscal torna improvável que, no curto prazo, o Estado seja capaz de aumentar, em escala significativa, a destinação de recursos a setores críticos para a cidadania, como saúde e educação. Para alterar esse cenário, a sociedade deverá debater, com maturidade, as reformas estruturantes”, frisa.

05_03_Artes_Novo_BIO_HELTON_SSFINAL

Demais apresentações

O Seminários de Gestão conta como palestrantes importantes lideranças do setor de saúde. Além do presidente da Seguros Unimed, o evento também contará com a participação do diretor executivo do Hospital Sírio Libanês (SP), Fernando Torelly, que apresentará Entrega de Valor em Saúde: Visão do Público e do Privado. Também haverá a apresentação do diretor de desenvolvimento setorial da ANS, Rodrigo Rodrigues Aguiar, com o painel Modelos de Remuneração Baseados em Valor – Apresentação do Guia para Implementação de Modelos de Remuneração em Saúde. Ainda, o evento contará com palestra conduzida pelo vice-presidente da MV, Alceu Alves da Silva, que traz o tema Desafios da Saúde para 2019. Na parte final, haverá um debate com os palestrantes, mediado pelo Prof. Paulo Petry, da FASAÚDE/IAHCS, discutindo caminhos para a Sustentabilidade em Saúde. O público poderá participar com questionamentos e perguntas durante o evento.

05_03_Artes_Novo_Novos_Patrocinadores_SS_Matéria

O portal Setor Saúde conversou com os palestrantes desta primeira atividade do ano, visando obter um prévia dos assuntos que serão abordados. Confira as entrevistas:

Conheça alguns dos desafios que serão apresentados por Alceu Alves no Sustentabilidade em Saúde

Os tópicos que Fernando Torelly apresentará no Sustentabilidade em Saúde  

Rodrigo Rodrigues abordará remuneração baseada em valor no Sustentabilidade em Saúde  


As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através deste link.

Para a inscrição de grupos, com pacotes promocionais, envie um e-mail diretamente para o administrativo@fehosul.org.br


PROGRAMAÇÃO

12:10 [ Recepção e Credenciamento ]

13:00 [ Abertura ] Cláudio José Allgayer (Presidente da FEHOSUL e ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde CNSaúde)

13:10 [ Modelos de Remuneração Baseados em Valor] Apresentação do Guia para Implementação de Modelos de Remuneração em Saúde

Rodrigo Rodrigues de Aguiar (Diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS)

14:10 [Entrega de Valor em Saúde: Visão do Público e do Privado ]

Fernando Torelly (Diretor Executivo do Hospital Sírio-Libanês)

15:00 [ Intervalo ]

15:30 [ Experiência de Sucesso com Remuneração Baseada em Valor na Unimed BH ]

Helton Freitas (Presidente da Seguros Unimed)

16:10 [ Desafios da Saúde para 2019 ]

Alceu Alves da Silva (Vice-Presidente da MV)

17:00 [ Debate sobre Sustentabilidade na Saúde ]

Rodrigo Rodrigues de Aguiar / Fernando Torelly / Helton Freitas / Alceu Alves da Silva

17:30 [ Encerramento ]

VEJA TAMBÉM

ACREDITAÇÃO

Oncoclínica Porto Alegre recebe certificação internacional da Joint Commission (JCI) 

A Oncoclínica Porto Alegre foi certificada pela Joint Commission International (JCI) em reconhecimento ao compromisso contínuo da instituição com padrões internacionais de referência em segurança e qualidade. Segundo a instituição de saúde, esta é a primeira clínica do Rio Grande do Sul a receber esta certificação no Programa de Assistência Ambulatorial. O selo da JCI reconhece que a
Mudanças no mercado

UnitedHealth reestrutura operações no Brasil e substitui presidente da AMIL

aa De acordo com informações do grupo norte-americano UnitedHealth Group (UHG), dona da Amil, o médico pediatra José Carlos Magalhães assume como CEO da companhia em substituição a Claudio Lottenberg, que estava no cargo desde 2016.   Magalhães também acumulará o cargo de CEO do Americas Serviços Médicos, braço hospitalar do grupo,  de acordo com nota oficial divulgada
Serra gaúcha

Casa de Repouso Elisa Tramontina em Carlos Barbosa implanta serviço de reabilitação a idosos

A Casa de Repouso Elisa Tramontina (CRET) integrante do Tacchini Sistema de Saúde, está oferecendo à comunidade regional um serviço diferenciado na área de fisioterapia, tendo como público-alvo idosos que tiveram algum trauma ou passaram por procedimentos cirúrgicos e que precisam de reabilitação, principalmente na região do quadril e/ou joelho. O trabalho é realizado por uma equipe