Gestão e Qualidade | 25 de abril de 2019

Rodrigo Rodrigues abordará remuneração baseada em valor no Sustentabilidade em Saúde

Diretor da ANS apresentará guia lançado recentemente pela agência reguladora
Rodrigo Rodrigues de Aguiar abordará remuneração baseada em valor e qualidade no Sustentabilidade em Saúde
Atenção: INSCRIÇÕES ESGOTADAS

A primeira edição de 2019 do Seminários de Gestão, a realizar-se no dia 3 de maio, terá como tema Sustentabilidade em Saúde. O evento ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). O Seminários de Gestão é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). O patrocínio desta edição é do banco gaúcho Banrisul, do laboratório farmacêutico MSD, da empresa de tecnologia MV e da operadora de saúde Unimed Porto Alegre. A certificação será fornecida pela Fasaúde/IAHCS e os apoiadores são IAHCS Acreditação e o portal Setor Saúde – canal de comunicação oficial do evento.

A apresentação Modelos de Remuneração Baseados em Valor – Apresentação do Guia para Implementação de Modelos de Remuneração em Saúde ficará por conta do diretor de desenvolvimento setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rodrigo Rodrigues de Aguiar.

Modelos baseados em valor: mais qualidade e menos custos

Em entrevista ao Setor Saúde, o palestrante adianta alguns tópicos que serão apresentados. “O Guia para Implementação de Modelos de Remuneração em Saúde, elaborado pela ANS, foi fruto das discussões realizadas no Grupo Técnico (GT) de Modelos de Remuneração, que teve início em setembro de 2016, com a apresentação dos principais modelos de remuneração focalizando na experiência internacional, no comparativo entre os modelos identificados e no compartilhamento de experiências exitosas com o setor”, diz.

Atualmente, o GT está na fase 2, que avaliou a viabilidade de implementação prática dos modelos de remuneração discutidos, e lançou o Guia para Implementação de Modelos de Remuneração em Saúde elaborado pela ANS. O palestrante explicou as próximas medidas. “O passo seguinte será a realização da Fase 3 do GT, com a experimentação de modelos de remuneração inovadores em experiências concretas, com a participação de operadoras e prestadores dispostos a buscar alternativas mais sustentáveis e que contribuam para a qualificação do cuidado em saúde, por meio de projetos-piloto de adesão voluntária”, explica.


“Os modelos de remuneração predominante no setor são baseados apenas no volume de produção, sem vinculação com a avaliação de resultados em saúde. Busca-se reorganizar a forma de pagamento aos profissionais, clínicas e hospitais, de modo a contemplar a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos beneficiários de planos, além de incentivar a redução de custos desnecessários. Assim, a ANS tem fomentado a adoção de modelos de remuneração que sejam baseados em valor e que privilegiam a sustentabilidade e a qualidade dos serviços prestados”, ressalta Aguiar.


O palestrante ainda destaca que o Brasil passa de forma rápida pela transição demográfica e epidemiológica, com o envelhecimento da população, o aumento da expectativa de vida e o crescimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). “Considerando, ainda, a constante incorporação de novas tecnologia em saúde, os custos em saúde têm sido crescentes. Nesse contexto, ganha especial importância a discussão acerca dos modelos de remuneração de prestadores de serviços de saúde e de suas possíveis repercussões no modelo de atenção praticado, nos resultados em saúde e na sustentabilidade do setor”, salienta.

O diretor da ANS, que já participou de uma edição em 2018, também salienta a relevância do Seminários de Gestão no setor saúde gaúcho. “O evento tem grande importância na medida em que propicia o debate sobre a sustentabilidade na saúde, com foco nos modelos de remuneração para os hospitais e estabelecimentos de saúde do Rio Grande do Sul”, aponta.

Sobre_Aguiar_SS

Demais apresentações

O Seminários de Gestão conta com a participação, como palestrantes, de importantes lideranças do setor de saúde. Além do diretor de desenvolvimento setorial da ANS, o evento também terá a participação do diretor executivo do Hospital Sírio Libanês (SP), Fernando Torelly, que apresentará Entrega de Valor em Saúde: Visão do Público e do Privado. Já o tema Experiência de Sucesso com Remuneração Baseada em Valor (Case Unimed BH) ficará por conta do presidente da Unimed Seguros e ex-presidente da Unimed BH, Helton Freitas. O evento ainda contará com palestra conduzida pelo vice-presidente da MV, Alceu Alves da Silva, que traz o tema Desafios da Saúde para 2019. Na parte final, haverá um debate com os palestrantes, mediado pelo Prof. Paulo Petry, coordenador de pós-graduação e extensão da FASAÚDE, discutindo caminhos para a Sustentabilidade em Saúde. O público poderá enviar perguntas durante o evento.

05_03_Artes_Novo_Novos_Patrocinadores_SS_Matéria

O portal Setor Saúde conversou com os palestrantes desta primeira atividade do ano, visando obter um prévia dos assuntos que serão abordados. Confira as entrevistas:

Conheça alguns dos desafios que serão apresentados por Alceu Alves no Sustentabilidade em Saúde

Os tópicos que Fernando Torelly apresentará no Sustentabilidade em Saúde  

Case de sucesso da Unimed utilizando remuneração baseada em valor será apresentado em evento da FEHOSUL


As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através deste link.

Para a inscrição de grupos, com pacotes promocionais, envie um e-mail diretamente para o administrativo@fehosul.org.br.


PROGRAMAÇÃO

12:10 [ Recepção e Credenciamento ]

13:00 [ Abertura ] Cláudio José Allgayer (Presidente da FEHOSUL e ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde CNSaúde)

13:10 [ Modelos de Remuneração Baseados em Valor] Apresentação do Guia para Implementação de Modelos de Remuneração em Saúde

Rodrigo Rodrigues de Aguiar (Diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS)

14:10 [Entrega de Valor em Saúde: Visão do Público e do Privado ]

Fernando Torelly (Diretor Executivo do Hospital Sírio-Libanês)

15:00 [ Intervalo ]

15:30 [ Experiência de Sucesso com Remuneração Baseada em Valor na Unimed BH ]

Helton Freitas (Presidente da Seguros Unimed)

16:10 [ Desafios da Saúde para 2019]

Alceu Alves da Silva (Vice-Presidente da MV)

17:00 [ Debate sobre Sustentabilidade na Saúde ]

Rodrigo Rodrigues de Aguiar / Fernando Torelly / Helton Freitas / Alceu Alves da Silva / Paulo Petry (mediador)

17:30 [ Encerramento ]

INSCREVA-SE AQUI.

 

VEJA TAMBÉM

Verde, amarelo e vermelho: hospital rotula alimentos e aumenta venda de produtos saudáveis

Um recente estudo divulgado no JAMA Network Open (produzido pela Associação Médica Americana), realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), localizado em Boston (EUA), mostrou que inserir rótulos nos produtos alimentares em um refeitório hospitalar pode auxiliar na educação alimentar dos funcionários. Os resultados demonstraram a redução de “calorias compradas” pelos colaboradores e o aumento da venda
MERCADO

Centro Clínico Gaúcho contrata dois novos executivos

A operadora de planos de saúde Centro Clínico Gaúcho (CCG) anunciou a contratação de dois novos executivos. Mauro Medeiros Borges assume a diretoria executiva de operações, e Fábio Bernal Rossetto, a diretoria executiva financeira. Borges é médico e tem experiência em gestão no mercado hospitalar e de planos de saúde. Rossetto é economista com pós-graduação e experiência em gestão empresarial,
SEMINÁRIOS DE GESTÃO

Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde com inscrições abertas

As inscrições para a terceira edição do Seminários de Gestão com o tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 24/07, possuem desconto). Para a inscrição