Política | 15 de março de 2021

Bolsonaro confirma Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde

Cardiologista tem como desafio alavancar a vacinação no Brasil
Bolsonaro confirma Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde

O médico Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro como o novo ministro da Saúde. O general Eduardo Pazuello deixa o cargo sob fortes críticas, principalmente por não ter conseguido empregar maior rapidez no processo de compra das vacinas e pelo episódio da falta de oxigênio no Amazonas. Queiroga é graduado pela Universidade Federal da Paraíba e atua há mais de 30 anos como médico. Até então, era Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O anúncio ocorreu na noite desta segunda-feira (15).

Em vídeo publicado nas redes sociais do presidente da República, Bolsonaro disse que já conhecia o novo ministro, e elogiou a “parte de gestão” de Pazuello. Bolsonaro destacou que a vacinação continuará cada vez mais presente. “Queiroga é médico, também gestor, é muito mais entendido na questão de saúde… Vamos agora a uma parte mais agressiva no tocante do combate ao vírus. ”

Em artigo publicado em janeiro no site da SBC, Queiroga classificou a campanha de vacinação como sendo a medida mais importante. “A crise sanitária, sem precedente, requer permanente vigilância e ações das autoridades sanitárias nos três níveis federativos. Entre essas medidas, a mais importante é a efetivação de uma ampla campanha de vacinação que promova cobertura na maior parte da população brasileira.”

No domingo (14) ele declarou ao jornal Folha de São Paulo que não defende o uso da cloroquina. “A própria Sociedade Brasileira de Cardiologia não recomendou o uso dela nos pacientes (…) Nem eu sou favorável porque não há consenso na comunidade científica”, disse o novo ministro.

O nome de Queiroga será publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (16).

 



VEJA TAMBÉM