Geral | 10 de setembro de 2013

Aumentam os custos dos planos de saúde individuais

Incremento estaria relacionado aos valores dos materiais e medicamentos
Aumentam os custos dos planos de saúde individuais

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), vinculado às operadoras privadas de planos de saúde, do segmento seguro-saúde, revelou que os custos médico-hospitalares dos planos individuais registraram um aumento de 15,4% no ano passado. Seria a maior taxa registrada desde 2007, quando foi realizado o primeiro levantamento.

A alta no valor dos materiais e medicamentos usados em internações hospitalares é o principal motivo para a elevação. Para o superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, esse item “representa 62% dos gastos de uma operadora de plano de saúde enquanto os exames, consultas médicas e terapias correspondem a 16%, 9% e 5%, respectivamente.”

O levantamento realizado pela Unidas – entidade que representa planos de saúde de autogestão –, mostra que, em 2005, materiais representavam 22,3% da despesa médico-hospitalar. Cinco anos depois, subiu para 33%, dos quais os gastos com órteses, próteses e materiais especiais representam 28,2%.

O Brasil conta com cerca de 10 milhões de planos de saúde individuais (20% do setor). Em 2013, o reajuste concedido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para essa modalidade foi de 9%.

VEJA TAMBÉM