Anvisa publica orientações para a prevenção e o controle das infecções pelo Covid-19 em cirurgias
Segundo a Anvisa, a programação cirúrgica deve ser revista em relação aos riscos, prioridades e recursos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu na terça-feira (30) uma atualização da Nota Técnica com Nº 06/2020, com orientações para a prevenção e o controle das infecções pelo novo coronavírus (Sars-cov-2) em procedimentos cirúrgicos.
O documento está dividido em temas como PROGRAMAÇÃO CIRÚRGICA (Priorizar cirurgias eletivas essenciais, Composição da equipe cirúrgica); CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES; EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E ORIENTAÇÕES GERAIS; MEDIDAS A SEREM ADOTADAS NO AMBIENTE CIRÚRGICOS; PROCEDIMENTOS LAPAROSCÓPICOS; RETOMADA DOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS ELETIVOS; e CIRURGIAS E VACINAS.
A Anvisa destaca que a “Nota Técnica apresenta medidas de prevenção e controle de infecções causadas por um vírus novo e, portanto, essas orientações são baseadas no que se sabe até o momento. Porém, os profissionais de saúde ou os serviços de saúde brasileiros podem determinar ações de prevenção e controle MAIS RIGOROSAS que as definidas nesta Nota Técnica, a partir de uma avaliação caso a caso, de acordo com a sua realidade e a disponibilidade de recursos. ”
Confira a NOTA TÉCNICA ATUALIZADA AQUI.