Mundo | 13 de julho de 2018

Antibiótico que trata infecção do trato urinário é aprovado pela FDA

Plazomicina é alternativa no tratamento de pacientes adultos
Antibiótico que trata infecção do trato urinário é aprovado pela FDA

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA) aprovou o antibiótico Zemdri (plazomicina), da biofarmacêutica Achaogen Inc, para tratar adultos com infecções do trato urinário, incluindo pielonefrite. Entretanto, a agência vetou o mesmo medicamento para o tratamento de infecções da corrente sanguínea, por falta de evidências de eficácia.

“A aprovação da Zemdri representa um marco significativo para a Achaogen e estamos entusiasmados em oferecer aos profissionais de saúde uma nova opção de tratamento para pacientes com certas infecções bacterianas graves”, disse Blake Wise, diretor executivo da Achaogen, em um comunicado.

A plazomicina é ativa contra patógenos (organismos que causam doenças em hospedeiros), como as enterobactérias produtoras de beta-lactamases (CRE) e beta-lactamases de espectro estendido (ESBL), que foram designadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês) como ameaças urgentes e graves à saúde pública.

A aprovação do ZEMDRI é apoiada em parte pelos dados do ensaio clínico EPIC (Evaluating Plazomicin In cUTI), que foi o primeiro estudo de uma terapia diária com aminoglicosídeos (tipo de antibiótico) para o tratamento de infecção do trato urinário, incluindo pielonefrite, que demonstrou que o antibiótico tem eficácia similar ao meropenem – por exemplo, as taxas de cura foram de 88% para plazomicina em comparação com 91,4% para meropenem.

“As bactérias continuam a contornar os antibióticos existentes, tornando certas infecções notoriamente difíceis de tratar e colocando alguns pacientes em alto risco de mortalidade”, disse James A. McKinnell, médico e professor assistente de Medicina na Escola de Medicina David Geffen. “Os aminoglicosídeos são uma classe familiar e muito eficaz de antibióticos. Estou ansioso para adicionar a plazomicina à minha pequena lista de opções de tratamento disponíveis e ao seu potencial impacto nos resultados dos pacientes”, concluiu.

A plazomicina

A plazomicina é administrada uma vez por dia através de uma perfusão intravenosa. É indicado para pacientes com 18 anos de idade ou mais que tenham poucas ou nenhuma outra opção de tratamento para infecções do trato urinário , incluindo pielonefrite causada por microrganismos sensíveis, como:  Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis e Enterobacter cloacae.

 

Com informações da Medscape e MD Magazine. Edição do Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM