Mundo | 13 de julho de 2018

Antibiótico que trata infecção do trato urinário é aprovado pela FDA

Plazomicina é alternativa no tratamento de pacientes adultos
Antibiótico que trata infecção do trato urinário é aprovado pela FDA

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA) aprovou o antibiótico Zemdri (plazomicina), da biofarmacêutica Achaogen Inc, para tratar adultos com infecções do trato urinário, incluindo pielonefrite. Entretanto, a agência vetou o mesmo medicamento para o tratamento de infecções da corrente sanguínea, por falta de evidências de eficácia.

“A aprovação da Zemdri representa um marco significativo para a Achaogen e estamos entusiasmados em oferecer aos profissionais de saúde uma nova opção de tratamento para pacientes com certas infecções bacterianas graves”, disse Blake Wise, diretor executivo da Achaogen, em um comunicado.

A plazomicina é ativa contra patógenos (organismos que causam doenças em hospedeiros), como as enterobactérias produtoras de beta-lactamases (CRE) e beta-lactamases de espectro estendido (ESBL), que foram designadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês) como ameaças urgentes e graves à saúde pública.

A aprovação do ZEMDRI é apoiada em parte pelos dados do ensaio clínico EPIC (Evaluating Plazomicin In cUTI), que foi o primeiro estudo de uma terapia diária com aminoglicosídeos (tipo de antibiótico) para o tratamento de infecção do trato urinário, incluindo pielonefrite, que demonstrou que o antibiótico tem eficácia similar ao meropenem – por exemplo, as taxas de cura foram de 88% para plazomicina em comparação com 91,4% para meropenem.

“As bactérias continuam a contornar os antibióticos existentes, tornando certas infecções notoriamente difíceis de tratar e colocando alguns pacientes em alto risco de mortalidade”, disse James A. McKinnell, médico e professor assistente de Medicina na Escola de Medicina David Geffen. “Os aminoglicosídeos são uma classe familiar e muito eficaz de antibióticos. Estou ansioso para adicionar a plazomicina à minha pequena lista de opções de tratamento disponíveis e ao seu potencial impacto nos resultados dos pacientes”, concluiu.

A plazomicina

A plazomicina é administrada uma vez por dia através de uma perfusão intravenosa. É indicado para pacientes com 18 anos de idade ou mais que tenham poucas ou nenhuma outra opção de tratamento para infecções do trato urinário , incluindo pielonefrite causada por microrganismos sensíveis, como:  Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis e Enterobacter cloacae.

 

Com informações da Medscape e MD Magazine. Edição do Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM

transparência

EUA: Johnson & Johnson anunciará preço dos medicamentos em seus comerciais de TV

A Johnson & Johnson (J&J) anunciou que começará a divulgar o preço de tabela de seus medicamentos nos anúncios de televisão. Esta é a primeira vez que uma empresa farmacêutica decide tomar esta atitude nos EUA. A gigante de produtos e serviços para a saúde começará com seu popular anticoagulante, Xarelto (rivaroxabana), de acordo com

Estudo indica contaminação dos cilindros de oxigênio por superbactérias em ambulâncias

Os cilindros de oxigênio de ambulância provavelmente carregam a bactéria resistente a antibiótico Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA, na sigla em inglês). É o que sugere um estudo realizado nos Estados Unidos, apontando para a necessidade de desinfecção regular destes equipamentos médicos. Pesquisadores testaram cilindros de oxigênio transportados em ambulâncias do serviço de socorro médico norte-americano (Emergency Medical
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

GSK e a Pfizer anunciam joint venture na área produtos “sem prescrição”

As gigantes da indústria farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) e a Pfizer estão unindo suas divisões de produtos “sem prescrição” ou produtos de consumo – conhecidos como Consumer Healthcare -, como analgésicos e vitaminas, com vendas combinadas de cerca de 12,7 bilhões de dólares. A empresa britânica GSK terá 68% da joint venture, que reunirá marcas como Sensodyne, Voltaren