Gestão e Qualidade | 19 de outubro de 2024

Vencedores do Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas são anunciados

Premiados são reconhecidos por seus trabalhos relevantes na área da saúde.
Vencedores do Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas recebem premiações

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizou uma comemoração especial para anunciar os agraciados do Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina 2024. O evento destacou a importância de iniciativas inovadoras que transformam a prática médica e elevam a qualidade do atendimento à população. A cerimônia ocorreu na noite de sexta-feira, 18 de outubro, Dia do Médico. O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., evidenciou que o momento é de comemoração, mas também de reflexão sobre questões atuais.


outubrorosa_setorsaude_banner_online_portoalegre (1)


“Neste ano, teremos provavelmente o maior número de mulheres médicas, o que é saudável para a categoria. No entanto, também observamos que 60% dos 600 mil médicos do país têm menos de 40 anos, o que representa uma mudança significativa no nosso mercado. Outro ponto que exige nossa atenção é a invasão do ato médico, algo que nos preocupa profundamente. Neste Dia do Médico, é essencial que reflitamos sobre essas questões e continuemos à frente, com entidades como Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS), Sindicato Médico do RS (SIMERS) e Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, defendendo nossa profissão. No Conselho Federal de Medicina, que agora também estou representando, seguiremos firmes na luta em defesa da categoria”, acrescentou.

A premiação contou com a comissão avaliadora composta por especialistas renomados, incluindo Dr. Airton Stein, Dr. Cesar Fernandes, Dr. Geraldo Jotz, Dr. José Renato Grisolia, Dr. Marcos André dos Santos e Catiane Zanotto.

Na Categoria Acadêmico, o 1º lugar foi conquistado por Larissa Ruela de Oliveira com o projeto “Atendimentos oftalmológicos aos atingidos pelas enchentes, auxiliados por alunos de Medicina da UFRGS”. Na Categoria Profissional – Pessoa Física, o destaque foi para Dr. Humberto Moreira Palma e Liége Gonçalves Cassenote com “Bingo Cirúrgico: proposta inovadora de educação permanente do tipo serious game”. Na Categoria Clínica/Hospital – Pessoa Jurídica, Airton Bagatini foi premiado pela prática “Implementação do modelo ASG+P no SANE: sustentabilidade e excelência em saúde”. Por fim, na Categoria Setor Público, Roberto Nunes Umpierre conquistou o 1º lugar com “Telessaúde RS: suporte à prática clínica na Atenção Primária à Saúde”.

Ronaldo Sielichov, presidente do Sicredi Origens RS, empresa patrocinadora do evento, falou sobre o quanto estas ações são importantes, especialmente no momento de reconstrução do estado.

“Estamos constantemente focados em oferecer soluções financeiras que transformem a vida dos nossos associados. Temos certeza de que reconstruiremos o Rio Grande do Sul e o faremos ainda maior, como era há 20 ou 30 anos, quando o estado se destacava entre os melhores do Brasil. O Sicredi está à disposição desta instituição e de todos os presentes, porque, juntos, através da cooperação, construiremos uma sociedade mais próspera”, declarou.

Prova AMB/AMRIGS

A Prova AMB/AMRIGS, consolidada como uma referência no cenário nacional, é uma ferramenta essencial para garantir a formação de médicos qualificados no Brasil. Com mais de 50 anos de história, a avaliação é responsável pela seleção de candidatos a Programas de Residência Médica, contando com a participação de cerca de 100 hospitais parceiros e mais de 65 mil inscritos ao longo dos anos.

A AMRIGS também prestou uma homenagem à universidade gaúcha que obteve a melhor colocação na Prova AMB/AMRIGS 2023. Para esta celebração, foram convidados ao palco o coordenador da prova, Dr. Antonio Carlos Weston, e o vice-presidente da Associação Médica Brasileira da Região Sul, Dr. Juarez Molinari. A honra foi concedida à Escola de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), representada pela reitora, Dra. Lúcia Pellanda, e pela coordenadora do curso de graduação em Medicina, Dra. Maria Eugênia Pinto.

Homenagem ao presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

O líder da instituição recebeu uma placa em homenagem ao trabalho de gestão na entidade, perante a tragédia climática no Rio Grande do Sul. A honraria foi entregue pelo vice-presidente, Dr. Paulo Morassutti, que enalteceu a importância de bons representantes que ajudem a mostrar o caminho nos momentos de dificuldade. Ao receber a distinção, Gerson Junqueira Jr., refletiu sobre a motivação necessária para estar na linha de frente.

homenagem presidente amrigs

“Desde 18 de outubro de 2020, estou profundamente motivado a conduzir a AMRIGS. Liderar exige fazer várias coisas ao mesmo tempo: operar, cuidar da família, participar de eventos e estar presente em diversas situações. Ninguém nos obrigou a estar aqui, mas como médicos e cidadãos, temos a responsabilidade de levar a instituição adiante. Toda a diretoria e equipe têm feito isso de maneira brilhante”, afirmou.

Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas

Categoria Acadêmico

1º Lugar: Atendimentos Oftalmológicos aos atingidos pelas enchentes, auxiliados por alunos de Medicina da UFRGS – por Larissa Ruela de Oliveira.

2º Lugar: Programa de estimulação precoce para crianças prematuras e seus pais: protegendo cérebros – por Rita de Cássia Silveira, representada por Guilherme Silveira Procianoy.

3º Lugar: Impacto do protocolo de intervenção multiprofissional entre os profissionais de saúde – por Maria Carlota Borba Brum.


Categoria Profissional – Pessoa Física

1º Lugar: Bingo Cirúrgico: proposta inovadora de educação permanente do tipo serious game – por Humberto Moreira Palma e Liége Gonçalves Cassenote.

2º Lugar: Projeto medicina da pessoa – por José de Jesus Peixoto Camargo.

3º Lugar: EasyMatch – aplicativo de encontro profissional – por Otávio Cunha.


Categoria Clínica/Hospital – Pessoa Jurídica

1º Lugar: Sociedade de Anestesiologia LTDA – Implementação do modelo ASG+P no SANE: sustentabilidade e excelência em saúde – por Airton Bagatini.

2º Lugar: In Place – Reabilitação Domiciliar – transformamos o caminho até o seu objetivo – por Andressa Alves da Silva.


Categoria Setor Público

1º Lugar: Telessaúde RS: suporte à prática clínica na Atenção Primária à Saúde – por Roberto Nunes Umpierre – Telessaúde RS.

2º Lugar: Regulação médica como fator de equidade na Atenção Primária à Saúde – por Luciane Jung Dias – Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa.

3º Lugar: Mapeamento vivo do território em desastres: efeitos no apoio à gestão em saúde – por Rhuan Alexander da Silva Dornelles – Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no RS.

 amrigs 1
amrigs 2



VEJA TAMBÉM