Mundo | 16 de janeiro de 2013

Governo francês deixa de subsidiar anticoncepcionais por risco à saúde

Ministério da Saúde sugeriu o cancelamento do reembolso das pílulas de terceira e quarta geração
pilulagde

A partir o dia 31 de março deste ano, as mulheres francesas que utilizam medicamentos anticoncepcionais, não poderão mais contar com o reembolso do governo francês para as pílulas das chamadas 3ª e 4ª geração. O motivo alegado pelas autoridades sanitárias da França está ligado aos problemas de saúde e  efeitos colaterais associados ao uso destes medicamentos.
Segundo o governo francês, as pílulas que deixarão de ter o reembolso do seguro saúde estatal apresentam duas vezes mais riscos de embolia pulmonar do que os medicamentos da denominada 2ª geração. Porém, a incidência de efeitos secundários graves – entre 10 e 30 mortes por ano – é relativamente baixo em comparação com os 2,5 milhões de mulheres que tomam contraceptivos na França.

3ª e 4ª geração
As pílulas das chamadas 3ª e 4ª geração foram projetadas para evitar alguns dos inconvenientes dos contraceptivos com  altas doses de estrogênio. Porém, os comprimidos acabaram causando outros efeitos colaterais e, em muitas vezes, mais graves.

Anticoncepcionais para a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª gerações são atualmente comercializados na França. A palavra geração refere-se à evolução de sua composição e os riscos que ocorrem irá variar de acordo com as versões.

Pílulas de 3 ª geração passaram a ser comercializadas a partir dos anos 90. Elas contém três novas substâncias: desogestrel, gestodeno e norgestimato, que deveriam ter menos efeito androgênico e, portanto, reduzir a acne e ganho de peso, bem como propiciar maior segurança cardiovascular. Mas estudos mostraram que eles estavam aumentando o risco tromboembólico em até duas vezes mais que as pílulas da 2ª geração.

As pílulas da 4ª geração são mais recentes e o princípio ativo mais comercializado é a drospirenona. Os efeitos colaterais são geralmente os mesmos que os dos comprimidos da 3ª geração.
Estas são as principais pílulas da 3ª e 4ª geração que deixarão de ser reembolsadas pelo governo francês:

3ª geração
– Desogestrel: Cycleane, Mercilon, Varnoline , Mirlette, Desobel, Desopharm e genérico;
– Gestodeno: Harmonet, Minesse, Minulet, Triminulet, Meliane, Melodia, Moneva, Phaeva, Edenelle, Felixita, Sylviane, Perfean, Carlin e Efezial EE/gestodeno Seta Biogaran, Ranbaxy Ratiopharm, Sandoz, Winthrop, Optinesse;
– Norgestimato: Cilest, Tricilest, Effiprev, Triafemi.

4ª geração
– Acetato de clormadinona: Belara;
– Drospirenona: Jasmine, Convuline, Drospibel, Yasminelle, Yaz, Belanette, Rimendia;
– Dienogest: Qlaira;
– Acetato de nomegestrol: Zoely.

VEJA TAMBÉM