Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 31 de março de 2021

Webinar aborda a importância da sustentabilidade e do banho a seco nos leitos de UTI

Conforme a Cath Care, banho no leito convencional é 30% mais caro que o banho no leito à seco
Webinar aborda a importância da sustentabilidade e do banho a seco nos leitos de UTI

A Cath Care, fabricante nacional de equipamentos do ramo de saúde promove no dia 06 de abril às 11 horas, webinar ministrado pela enfermeira Débora Guerra, especialista em produto do Grupo Hemocat/Cath-Care. Durante o encontro, serão abordados diversos temas a respeito do banho no leito, práticas, o diferencial desta solução e como ela pode ajudar as instituições a diminuírem seus custos. Além de uma visão geral do banho no leito, desafios, diferenciais e soluções do mercado – Banho no Leito Descartável (BLD) e efetividade do banho no leito, o webinar trará as tendências para os próximos anos. Conforme a Cath Care, banho no leito convencional é 30% mais caro que o banho no leito à seco.

Segundo a empresa, com a piora da pandemia aqui no Brasil, os leitos de UTI estão quase lotados devido ao aumento de pessoas que tiveram agravamentos respiratórios gerados pelo coronavírus. Mas o que pouco se sabe é que, pelo fato de se encontrarem em estado grave, conectados a diversos aparelhos e muitas vezes de bruços (posição prona) para melhora dos parâmetros respiratórios, esses pacientes deixam de receber cuidados básicos como o banho no leito, por conta do modo como este procedimento é realizado hoje em dia. O banho no leito, por sua vez, é considerado uma prática terapêutica, que apresenta benefícios clínicos aos pacientes, tais como higiene e preservação da integridade corporal, estímulo à circulação, indução de conforto, relaxamento e prevenção de doenças.

Banho no leito a seco

O problema é que o banho no leito convencional, ou seja, do modo que é feito hoje utilizando bacias, jarros e água, pode gerar desconforto e ameaça à segurança do paciente, além de aumentar as chances de contaminação cruzada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Latino-Americana de Enfermagem, o banho no leito a seco apresenta benefícios como menor tempo de duração e exposição do paciente ao ambiente hospitalar quando comparado ao banho no leito convencional. No banho tradicional o paciente está sujeito a efeitos negativos como alterações hemodinâmicas e respiratórias, pois neste procedimento a utilização de água demanda um maior tempo e exposição do paciente para a realização da higiene.

Segundo Andrea Mendes, fundadora da Cath Care, existem muitas vantagens em apostar em um kit banho a seco para os pacientes no leito. “É uma prática que já vem sendo utilizada em outros lugares, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, que beneficia as pessoas que estão enfrentando esse momento difícil, proporcionando uma sensação de bem-estar. Aqui no Brasil estamos atrasados nesse quesito”, comenta a fundadora da empresa que trouxe a linha de banho a seco HigiCare para pacientes no leito.

Para Débora Guerra, é fundamental abordar o tema tanto em Universidades como com os profissionais da saúde. “Com os leitos ocupados, profissionais exaustos e a busca por atender os pacientes da melhor forma, percebemos o quanto é prioridade começar a utilizar o banho a seco e mudar essa cultura dentro dos hospitais. Além disso, também ajuda os hospitais que, consequentemente, gastarão menos com água, lavanderia e também com o processo de higienização dos utensílios, já que os materiais dos kits são 100% descartáveis. O banho a seco gera agilidade no preparo, controle de estoque e operação logística mais eficiente. Venha conhecer mais sobre essa solução no Webinar”, convida.

Sobre o webinar

Tema: A hora do banho! Tendências e perspectivas de um dos procedimentos mais realizados pela equipe de enfermagem: o banho do leito.

Data do evento: 06/04/2021

Hora: 11-12h

Inscrição: http://bit.ly/CC_WebinarBanho

Palestrante: Débora Guerra, Enfermeira formada pela Universidade Estadual Paulista – (UNESP) e pós graduada em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Atua como enfermeira especialista em produtos do Grupo Hemocat/Cath-Care e também é integrante da equipe de marketing do grupo.

Mediador: Gilvan Prates – Enfermeiro formado pela Universidade Nove de Julho – (UNINOVE) e pós graduado em cardiologia e hemodinâmica pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Atua como gerente comercial do Grupo Hemocat/Cath-Care.

 



VEJA TAMBÉM