Gestão e Qualidade | 31 de outubro de 2023

Unimed Porto Alegre é Top Cidadania e Top Ser Humano 2023

Cooperativa destacou-se pelos seus projetos de gestão de resíduos e desenvolvimento de pessoas. O evento de premiação ocorre dia 22 de novembro.
Unimed Porto Alegre é Top Cidadania e Top Ser Humano 2023

A Unimed Porto Alegre está entre as vencedoras do Top Cidadania e Top Ser Humano, concedidos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). A cooperativa foi reconhecida nas modalidades Sustentabilidade e Desenvolvimento com os cases: Transformando Vidas: Coleta de Resíduos Recicláveis Gera Trabalho e Renda, que integra o Programa de Gestão da Saúde Ambiental da Unimed Porto Alegre e busca engajar as pessoas para a valorização e cuidado com o meio ambiente; e o case Trajetória 2.0, que apresenta o programa de gestão contínua de desempenho por meio de práticas que aliam tecnologia, inovação e humanização para incentivar o protagonismo e o desenvolvimento dos colaboradores. O evento de premiação ocorre dia 22 de novembro, às 20h, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Para o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Marcio Pizzato, as conquistas reforçam a filosofia do Jeito de Cuidar da cooperativa, materializando o cuidado com os colaboradores e sociedade. “Receber os reconhecimentos, além de reafirmar o nosso propósito de cuidar das pessoas, em suas mais diversas esferas, ressalta o nosso compromisso no desenvolvimento dos nossos colaboradores, e também o engajamento da Cooperativa para minimizar os seus impactos ambientais na sociedade e novas práticas, oferecendo recursos e projetos que oportunizam bem-estar e mais qualidade de vida a todos”, afirmou.


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Transformando Vidas: coleta de resíduos recicláveis gera trabalho e renda

O projeto Transformando Vidas: coleta de resíduos recicláveis gera trabalho e renda, que integra o Programa de Gestão da Saúde Ambiental da Unimed Porto Alegre, é uma iniciativa realizada com a responsabilidade técnica da startup Trashin e alinhada ao propósito da cooperativa médica de fazer a diferença no cuidar das pessoas. Com o objetivo de gerenciar adequadamente os resíduos gerados nas 18 unidades da Unimed Porto Alegre e promover conscientização ambiental, a iniciativa oportuniza renda a trabalhadores de cooperativas de reciclagem, estimulando o desenvolvimento econômico e social. Desde julho de 2021, início do processo, até agosto de 2023, foram coletados 95.324 kg de resíduos, favorecendo diretamente 68 famílias, com geração de renda de R$ 69.566,21.

Segundo o gerente executivo de Relações Institucionais e Responsabilidade Socioambiental da Unimed Porto Alegre, Gerson Silva, o reconhecimento do projeto reforça o compromisso da cooperativa de atuar de forma ética, transparente e sustentável. “A iniciativa está alinhada e se conecta à nossa Política Institucional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que busca o fortalecimento da cooperativa e de suas partes interessadas de forma sustentável, gerando trabalho e renda, preservando o meio ambiente e mitigando seus impactos adversos, contribuindo, dessa forma, para o bem-estar da sociedade”, ressalta.

unimed trashin

O projeto de gerenciamento de resíduos reforça o compromisso ESG da Unimed Porto Alegre, uma vez que sua gestão é baseada na sustentabilidade, buscando o equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além disso, a cooperativa compreende que, ser socialmente responsável é assumir o compromisso com o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente, contribuindo com ações que promovam o bem-estar de todos. As iniciativas são conduzidas pelo Instituto Unimed Porto Alegre, uma entidade sem fins lucrativos, considerada um braço social, que reúne e intensifica as ações por meio da área de Responsabilidade Socioambiental.

Trajetória 2.0: gestão de desempenho e capacitação

O Trajetória 2.0 foi criado a partir de duas necessidades: a de reforçar a importância da gestão de desempenho para os resultados da cooperativa por meio do desenvolvimento contínuo e efetivo das pessoas; e de promover iniciativas de aprendizado e capacitação, aproximando ainda mais a área de Gestão de Pessoas e a estratégia de desenvolvimento dos colaboradores. O programa foi conduzido pela equipe de Desenvolvimento Organizacional da Unimed Porto Alegre e abrangeu mais de 1900 pessoas.

Por meio da realização de ações, como workshops, rodas de conversa e palestras, bem como a implementação de processos constantes de feedback e acompanhamento, buscou-se fomentar iniciativas que visam a consolidação de uma cultura de protagonismo. De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da Unimed Porto Alegre, Liliane Geist Rodrigues, o reconhecimento do programa de desenvolvimento de pessoas da Unimed Porto Alegre reforça o comprometimento da cooperativa com os seus públicos internos. “Mais que um projeto voltado para performance e resultados, a iniciativa materializa a transformação que buscamos promover na cooperativa. O programa aproxima os colaboradores de suas lideranças, construindo uma cultura de diálogo e troca regular”, diz Liliane.

O Programa Trajetória 2.0 busca o desenvolvimento das pessoas, com base em uma abordagem de gerenciamento contínuo de desempenho. Por meio do Trajetória 2.0, a Unimed Porto Alegre acredita que o desenvolvimento e o protagonismo das pessoas são o caminho de sucesso para que as entregas realizadas à sociedade sejam cada vez melhores e para que os colaboradores da cooperativa se sintam orgulhosos em fazer parte e motivados a crescerem no ambiente organizacional. Nesse sentido, em 2022, a cooperativa dedicou-se, por meio da área de Gestão de Pessoas, a aprimorar a estratégia de gestão de desempenho, propiciando práticas contínuas de desenvolvimento  dos colaboradores, lideranças e equipes como um todo.

 



VEJA TAMBÉM