Geral | 5 de dezembro de 2014

Suco de beterraba ajuda a baixar a pressão arterial

Estudo inglês comprova a eficácia do consumo da bebida no combate à hipertensão
suco_de_beterraba

A beterraba é uma fonte de antioxidantes, além de magnésio, potássio, ácido fólico, ferro, zinco, cálcio, fósforo, b6, fibra solúvel, grandes quantidades de carotenoides, ácido ascórbico e muitos outros nutrientes. Em um novo estudo publicado no periódico Hypertension, pesquisadores ingleses mostraram que o consumo diário de suco de beterraba, rico em nitrato, reduz significativamente a pressão arterial quando consumido por mais de quatro semanas.

Médicos comandados pelo Dr. Vikas Kapil, da Barts and the London School of Medicine and Dentistry (Inglaterra), observaram dois grupos: um foi tratado com placebo – suco de beterraba com quantidade irrisória de nitrato – e outro bebeu 250ml de suco de beterraba por dia, com uma dosagem de nitrato de aproximadamente 6,4 mmol/dia. Este último grupo apresentou reduções significativas na pressão arterial (PA) sistólica e diastólica.

Todos os monitorados tinham entre 18 e 85 anos e eram hipertensos. Trata-se da primeira evidência de redução duradoura da PA através da suplementação de nitrato em um grupo relevante de pacientes. Os resultados sugerem um papel importante da substância como um tratamento eficiente, disponível e acessível, complementar à terapia padrão de pacientes com hipertensão arterial.

Foram constatadas melhorias na função endotelial e redução da rigidez arterial entre os pacientes que ingeriram maior quantidade de nitrato, em comparação com nenhuma alteração em qualquer parâmetro nos indivíduos do outro grupo.

VEJA TAMBÉM