Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 17 de julho de 2017

Simpósio de Nutrição do Hospital Moinhos de Vento compartilha inovações

Evento reuniu especialistas do país para apresentar iniciativas de sucesso na área  
Simpósio de Nutrição do Hospital Moinhos de Vento compartilha inovações

Nutricionistas e profissionais da área da saúde tiveram a oportunidade de acompanhar iniciativas adotadas que deram certo na área de nutrição clínica. O Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento esteve lotado, com 300 pessoas presentes. O 10º Simpósio de Nutrição Clínica — Inovações e Experiências do Paciente, realizado na manhã e na tarde da sexta-feira, 14, teve a participação de especialistas de instituições de saúde do país.

“Tivemos um público bem diversificado em relação ao interesse, em áreas como pediatria, gastronomia hospitalar, neonatologia, paciente crítico e avaliação nutricional” disse Rosemeire Lessi, coordenadora de Nutrição do Hospital Moinhos de Vento.

“O Objetivo foi fomentar esse novo posicionamento da nutrição hospitalar frente aos novos desafios de encantar os pacientes, proporcionar a melhor experiência, sem abrir mão do papel fundamental do suporte nutricional” acrescentou Rosemeire.

No parte da manhã, um dos destaques foi a apresentação da nutricionista Muriéle Muller e da médica neonatologista Mariana Oliveira, mostrando o trabalho diferenciado na UTI neonatal do Hospital Moinhos de Vento. Ainda pela manhã, Thais Eliana Carvalho Lima, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, apresentou o projeto Planetree, sob a ótica da nutrição. Nesse modelo, busca-se um atendimento personalizado e extremamente humanizado. Houve ainda a participação do chef Samir Quaresma, do mesmo hospital, que trouxe exemplos práticos de como encantar e trazer as melhores experiências aos pacientes.

Uma das iniciativas compartilhadas à tarde foi apresentada pela nutricionista-assistente da CTI adulto do Hospital Moinhos de Vento, Paula Elisa de Oliveira. Na palestra “Cuidado nutricional no paciente crítico”, a especialista mostrou que na CTI é realizado um “round” multidisciplinar diário para todos os profissionais envolvidos ficarem por dentro da situação de cada paciente. São reunidas as equipes de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e médica.

“O alinhamento da equipe é importante, para todos ficarem sabendo de cada situação e a elaboração dos melhores planos de cuidados a cada paciente” disse Paula.

Ainda no período da tarde, os médicos Paulo Cesar Ribeiro, gerente médico da equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital Sírio-Libanês, e o médico Sérgio Henrique Loss, do Hospital Moinhos de Vento, falaram sobre o papel da nutrição em pacientes críticos e a importância do nutricionista nesse contexto.

A apresentação de abertura do Simpósio foi conduzida pela superintendente assistencial do Hospital Moinhos de Vento, Vania Rohsig.

 

Crédito fotos: Leonardo Lenskij

 

VEJA TAMBÉM