Política | 14 de fevereiro de 2015

Serviço aeromédico continuará a atender a população

Secretário Gabbardo anuncia a chegada de mais uma aeronave
Serviço aeromédico continuará a atender a população

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou a manutenção do atual serviço aeromédico do Samu Estadual que seguirá em atividade até o término do veraneio, em março. A partir do término da temporada, essa equipe terceirizada será substituída por uma equipe própria da SES.

A Secretaria Estadual da Saúde também informou a chegada da primeira das duas novas aeronaves do Samu adquiridas em 2014. O helicóptero – modelo Augusta Westland 119 Kx (foto) – passará agora pelo processo legal de licenciamento, matrícula e autorização junto aos órgãos responsáveis. Por se tratar de uma aeronave fabricada nos Estados Unidos, faz-se necessária a regularização da mesma junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 “Manteremos as atividades do atendimento aeromédico, com a transferência dessa aeronave hoje utilizada e dos novos helicópteros a serem incorporados, não mais sediada no Litoral, mas sim em Porto Alegre ou num local mais central do Estado, como em Santa Maria, conforme avaliação a ser feita com a nossa área técnica”, afirmou o Secretário João Gabbardo dos Reis.

A equipe que fará esse atendimento será do quadro próprio da Secretaria Estadual da Saúde, formada por médicos e enfermeiros que ” estão sendo submetidos a treinamento específico para prestar o serviço com o helicóptero, o que terá um apoio da Aeronáutica”, acrescentou o secretário.

O uso do helicóptero para situações de socorro médico é definido em conjunto pelo médico que atende o paciente, o serviço para o qual ele precisa ser encaminhado e o responsável pela Central de Regulação Estadual, que é o médico que possui a autoridade para liberar o uso da equipe aeromédica, de acordo com regras técnicas.

VEJA TAMBÉM