Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 29 de setembro de 2014

Seminário da FEHOSUL analisa gerenciamento de tecnologias usadas em saúde

Regulamentação em Serviços de Saúde – RDC 02/2010, ocorre no dia 3 de outubro, no IAHCS
Seminário da FEHOSUL analisa gerenciamento de tecnologias usadas em saúde

A FEHOSUL promove no dia 3 de outubro o seminário sobre a Regulamentação em Serviços de Saúde – RDC Anvisa 02/2010. Com a presença de especialistas, o encontro vai discutir a medida que determina normas para a manutenção e conservação do parque tecnológico institucional, bem como as condutas que integram a gestão de risco.

O seminário, dirigido a profissionais da área de gestão e administração em saúde, ocorre no auditório do IAHCS e, para uma completa visão do tema, as palestras contarão com três especialistas que são referência no tema: Diana Carmem de Oliveira, Gerente Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da ANVISA; Alberto Kaemmerer, PhD em Medicina Respiratória; e Luciane Guerra Boanova, mestre em Física Médica.

“A obediência a preceitos legais é uma obrigação das instituições de saúde. Do contrário, perde toda a sociedade, uma vez que a saúde é um bem maior, que pode não ter preço, mas tem um custo que tem que ser compatibilizado com os recursos disponíveis”, resume o Dr. Kaemmerer.

A RDC 02 define que todos os estabelecimentos de saúde devem realizar o gerenciamento das tecnologias utilizadas na prestação de serviços de saúde, desde a entrada no estabelecimento até seu destino final, incluindo as etapas de planejamento dos recursos físicos, materiais e humanos. Constitui em um instrumento essencial à organização e estruturação dos estabelecimentos de saúde.

O documento salienta que a definição de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde, engloba um “conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de garantir a rastreabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e em alguns casos o desempenho das tecnologias de saúde utilizadas na prestação de serviços de saúde”.

As inscrições para o seminário são gratuiras e podem ser feitas aqui

VEJA TAMBÉM