Semana Acadêmica da FASAÚDE/IAHCS engajou os alunos em questões humanas relacionadas à saúde
Acadêmicos convidaram professores para apadrinhar suas atividades e promover a gestão do eventoA Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/IACHS), instituição educacional apoiada pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), realizou a 3ª Semana Acadêmica (SEMAC), nos dias 16, 17 e 18 de outubro. Mais de cinquenta alunos se integraram e participaram das atividades, que contou a colaboração de professores, funcionário e convidados especiais. As atividades se desenvolveram com palestras, shows musicais com cobertura da mídia de uma web rádio.
O estímulo à capacidade de gestão dos alunos – responsáveis por organizar todo o evento – foi colocado em prática na Semana Acadêmica. A SEMAC deste ano procurou sensibilizar o seu papel como agente transformador. O olhar humanizado do gestor da saúde, a capacidade de senso crítico, poder de engajamento e respeito às diversidades formaram os pilares da iniciativa.
Cooperação e poder de decisão
Nesta edição, os temas escolhidos foram: doação de órgãos; obesidade; beleza e estereótipos. Com os temas definidos, os alunos precisaram organizar as palestras e demais atividades que ocorreram nos três dias. A tomada de decisão reverenciada em sala de aula foi praticada por todas as turmas que participaram conjuntamente.
Maralice Staniecki, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, destacou a importância das atividades serem organizadas pelos alunos. “Grupo de turmas heterogêneas e o enfrentamento de atividades que lhes foram impostos foi o desafio de uma tomada de decisão emergente. Nossos acadêmicos provaram o quanto estão preparados, pois tivemos palestras belíssimas”, explicou.
“Acadêmicos unidos para uma única causa que foi organizar e fazer acontecer a SEMAC 2017. A Fasaúde solicitou atividades voltadas aos temas Doações de Órgãos, Obesidade e também Beleza e Estereótipos, e após um prazo de quinze dias foi apresentado à comunidade o excelente resultado”.
“Com a desenvolvimento da SEMAC 2017 ratificamos nossa proposta em formar profissionais gestores imbuídos da responsabilidade de formular e programar estratégias que assegurem a eficiência e eficácia dos resultados de uma complexa empresa que trabalha no seguimento da saúde, ou seja hospitais e similares”, concluiu.
Doação de órgãos foi o tema do primeiro dia de atividades, na segunda-feira, 16 de outubro. As palestras foram apresentadas pelo enfermeiro Dagoberto França da Rocha, representante da Organização da Procura de Órgãos (OPO); pela enfermeira Deise Cappelletti Luce, representante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da PUCRS; pelo biólogo Manoel Nelson, representante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Cristo Redentor; pelo ícone do rock gaúcho King Jim figura clássica e fiel da cena porto alegrense.
“Iniciamos na segunda-feira com show musical com a Banda The BeatBacker dando início à nossa SEMAC 2017 em um clima de alegria e festividade, a Web Rádio Supersônica esteve presente em todos os dias e turnos para fazer a cobertura on line de nossas atividades. Para iniciar aos encontros e palestras o tema foi doação de órgãos, o qual está vinculado ao nosso Projeto de Responsabilidade Social Doses de Saúde e se engaja este ano na proposta de desenvolver e aprimorar um grupo para levar à comunidade a importância do tema e queremos já em nível de ensino médio despertar esta conscientização. Queremos que os nossos alunos levem à comunidade a importância da doação de órgãos. Foram duas palestras maravilhosas”, uma matutina e outra noturna, com os ilustres Dagoberto, Deise, Manoel e talentoso cantor King Jim, pontuou a coordenadora. Veja a cobertura na página facebook do Supersônica.
Na terça-feira, 17 de outubro, a obesidade foi o tema abordado nos turnos manhã e noite. As palestras pela manhã foram realizadas com a presença de Ricardo da Rosa Blomberg, egresso da FASAÚDE, que contou experiências pessoais vivenciadas com cirurgias bariátricas; Roberta Anair da Silva Parisotto, ex-aluna da FASAÚDE, que falou sobre reeducação alimentar; e a nutricionista Pâmela Medeiros. A noite tivemos palestra com a professora mestre e nutricionista Vanessa Chiaradia que falou sobre reeducação alimentar e a importância dos cuidados desde a infância e a aluna Rossana Vanessa Palma dos Santos, que contou suas experiências profissionais com cirurgia bariátrica.
“No segundo dia da SEMAC 2017, tivemos palestras sobre obesidade. Para falar do assunto, trouxemos pessoas que estão engajadas profissionalmente no assunto. Reportamos o quanto é importante o cuidado com a alimentação, para não levar a uma situação extrema, como a cirurgia bariátrica, por exemplo. Convidamos o aluno egresso, formado Gestor Hospitalar, Ricardo Blomberg que nos contou sobre sua experiência antes e depois da cirurgia. A aluna Rossana Vanessa nos contou de sua experiência enquanto profissional na assistência da saúde e a cirurgia bariátrica. Se entende que nesses encontros regados por experiências e debates, podemos despertar a conscientização diante ao sério fator de risco e seu impacto negativo à saúde”, frisou a coordenadora.
No último dia da SEMAC 2017, dia 18 de outubro, ocorreram as palestras sobre Beleza e estereótipos. A nutricionista Pâmela Oliveira também falou sobre este tema, que contou ainda com apresentações da psicóloga Laura Goularte; do cirurgião plástico Deives Albers; de Ana Ávila e Cris Luz, mulheres que passaram pelo tratamento oncológico e que fazem parte do grupo Força Gurias e movimento Camaleão; da psicopedagoga professora de Libras e atriz Joana Nascimento do Amaral que fez um pocketshow de dança, os profissionais falaram de suas experiências sobre o tema.
“A palestra da manhã do último dia foi também maravilhosa, contamos com presença das meninas do movimento Força Gurias que falaram sobre beleza pós-trauma oncológico. Com depoimentos pessoais, elas contaram como reagiram a situação imposta pela doença e como resolveram enfrentá-lo, em sua fala nos contagiaram com uma energia tão positiva que causou alegria e muita felicidade, e seguiram nos ensinando o quanto é possível encarar um problema sério com um pouco de leveza de forma a trazer a beleza diante de uma situação imposta. Foi um intenso momento. Os nossos alunos ficaram emocionados pela atitude e coragem em se expor e trazer uma mensagem de força. A noite os convidados palestrantes falaram como a alimentação pode ajudar na beleza, como nossa conduta pessoal e profissional bem como nossa aceitação enquanto pessoa pode ajudar na beleza, como devemos cuidar de nossa saúde e o quanto estereótipos e seus preconceitos podem ocasionar problemas sociais e incômodos pessoais, destacou Maralice”.
” A FASAÚDE encerrou as atividades da SEMAC 2017, com a certeza e entendimento que ao regar a 3ª Semana Acadêmica com boa música, arte e leveza transmitiu à todos participantes que podemos encarar desafios em um bom clima e com isso se poderá se proporcionar momentos de elevado potencial cognitivo e despertar a vontade de ir ao encontro de novos conhecimentos e práticas que fomentam o crescimento e mudança” completou Maralice.