Estatísticas e Análises | 17 de novembro de 2022

Secagem de vasinhos: porque são um fator de saúde

Conforme a Dra. Fernanda Zignani, cirurgiã vascular e responsável médica da Clínica Zignani de Porto Alegre: “caso elas não sejam tratadas, o quadro poderá evoluir para estágios mais graves da insuficiência venosa, com novas varizes e até mesmo com a trombose”
Secagem de vasinhos porque são um fator de saúde-

A cada ano, quando o verão se aproxima, a tendência se repete: pessoas acometidas por varizes lotam os consultórios médicos para secar vasinhos e tratar varizes cujas marcas podem condenar o prazer da estação mais esperada do ano.

Este cenário mostra a importância e o cuidado que as pessoas têm com o próprio visual, o que é seguramente positivo, mas também o quanto outro elemento ainda mais importante passa em segundo plano: a saúde. Sim, porque se é verdade que um visual agradável significa autoestima, a existência de varizes é indicador de que algo não vai bem em nosso corpo.

A importância de se tratar vasinhos e varizes

Esse algo que não vai bem tem origem na circulação sanguínea. O fluxo de sangue sai do coração, irriga todos os vasos do corpo e após retorna ao mesmo. Deste modo, as pernas representam o ponto de maior dificuldade circulatória, uma vez que representam a área fisicamente mais abaixo do coração.

Para que o sangue retorne das pernas ao coração ele também precisa ir contra a gravidade e contar com o bom funcionamento das válvulas das veias. Quando estas apresentam alguma dificuldade, começam a se manifestar os sintomas mais brandos de varizes: veias inchadas e dilatadas, dor, queimação e ardência. Conforme a Dra. Fernanda Zignani, cirurgiã vascular e responsável médica da Clínica Zignani de Porto Alegre: “caso elas não sejam tratadas, o quadro poderá evoluir para estágios mais graves da insuficiência venosa, com novas varizes e até mesmo com a trombose”. Ainda, sobre a diferença entre varizes e vasinhos, a médica acrescenta: “vasinhos e varizes têm causas idênticas, a principal diferença entre ambos é o calibre da veia afetada”.

Isso é importante na medida em que popularmente se imagina que os vasinhos, de menores dimensões, não tenham importância. Eles também precisam ser tratados e merecem atenção.

Para secar vasinhos, ou mesmo varizes, “é fundamental consultar um cirurgião vascular, que fará o diagnóstico individual e poderá aconselhar os melhores tratamentos para o caso”, acrescenta a Dra. Zignani.

Com orientação médica, os problemas de saúde podem ser resolvidos, com benefícios também para o visual das pernas e assim garantindo verões de prazer e satisfação.

 

VEJA TAMBÉM