Gestão e Qualidade | 29 de janeiro de 2015

São Lucas da PUCRS atende caso incomum de epilepsia

Cirurgia foi realizada em um menino de 10 anos com lesão em área nobre do cérebro
HOSPITAL-SAO-LUCAS

Com mais de 20 anos de experiência na área, o Programa de Cirurgia de Epilepsia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) realizou com sucesso a cirurgia em um menino uruguaio com quadro incomum da doença. Ele apresentava epilepsia associada ao hamartoma do hipotálamo, em que a lesão localiza-se em uma área nobre do cérebro, de difícil acesso, cujo tratamento é delicado. A epilepsia é uma manifestação de disfunção elétrica no cérebro que ocorre em 1% da população brasileira, com grande impacto na vida das pessoas por provocar crises convulsivas e quedas. Além das crises epilépticas, alguns pacientes têm alterações de comportamento e desenvolvimento cognitivo, especialmente agressividade, autismo e retardo mental.

O atendimento do menino, de 10 anos, foi realizado pelo neurologista André Palmini, pelo neurocirurgião Eliseu Paglioli Neto e demais membros da equipe. O paciente, que reside em Montevidéu, apresentava crises entre cinco a dez vezes ao dia, que estavam se tornando mais intensas, provocando quedas bruscas e perigosas. Utilizando cinco medicamentos antiepilépticos e dois neurolépticos para controle da agitação e agressividade, apresentava como efeitos colaterais sonolência, desequilíbrio e confusão mental.

Em casos como o do paciente, nos quais a lesão está localizada no hipotálamo – uma área nobre, ligada ao controle do movimento, da temperatura corporal, do apetite e da manutenção do equilíbrio do organismo -, a cirurgia torna-se mais complexa e delicada. Por isso, sem sucesso com  alternativas medicamentosas a família foi indicada a procurar o HSL. “Na consulta inicial, apresentei para a mãe a possibilidade de uma cirurgia para desconexão do hamartoma. Expliquei que não é possível esperar um controle total das crises neste caso, mas, sim, uma diminuição da frequência e da intensidade”, explica Paglioli Neto.

VEJA TAMBÉM