Jurídico, Mundo, Tecnologia e Inovação | 12 de abril de 2013

Robôs usados em cirurgias estão sob investigação nos EUA

Agência de vigilância sanitária americana vai fazer levantamento após relatos de incidentes e mortes em operações
Picture 020

A FDA (Agência norte-americana que regula remédios e aparelhos médicos) está investigando as cirurgias robóticas feitas com o equipamento da Vinci após o aumento do número de relatos de problemas nos Estados Unidos. Em 2012, foram quase 370 mil procedimentos realizados nos EUA com o aparelho. As notificações recebidas pela agência incluem cinco mortes desde o ano passado que podem estar ligadas a esse tipo de cirurgia.

Entre os relatos está uma operação para a retirada do útero em que a paciente morreu porque o robô, controlado pelo cirurgião, cortou acidentalmente um vaso sanguíneo.

Outro incidente relatado à FDA é o caso de um braço robótico que não queria desgrudar de um tecido em uma cirurgia de intestino, forçando os médicos a desligar o aparelho para que as pinças se abrissem.

A escalada de problemas também pode estar relacionada a um crescimento no uso do robô da Vinci nos EUA. Só em 2012, o equipamento foi usado em quase 370 mil cirurgias, um número três vezes maior do que em 2008.

Brasil

No Brasil, segundo o distribuidor do da Vinci no país, não há registro de complicações graves que tenha causado a morte de pacientes. De 2008 a 2012, foram realizadas cerca de 2,5 mil cirurgias robóticas no país.

Há robôs da Vinci nos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz e Nove de Julho, em São Paulo, e no Hospital Samaritano e no Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Rio.

 

VEJA TAMBÉM

Verde, amarelo e vermelho: hospital rotula alimentos e aumenta venda de produtos saudáveis

Um recente estudo divulgado no JAMA Network Open (produzido pela Associação Médica Americana), realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), localizado em Boston (EUA), mostrou que inserir rótulos nos produtos alimentares em um refeitório hospitalar pode auxiliar na educação alimentar dos funcionários. Os resultados demonstraram a redução de “calorias compradas” pelos colaboradores e o aumento da venda
SEMINÁRIOS DE GESTÃO

Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde com inscrições abertas

As inscrições para a terceira edição do Seminários de Gestão com o tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 24/07, possuem desconto). Para a inscrição
INVESTIMENTOS

Hospital Moinhos de Vento amplia serviços do Centro de Oncologia

A partir de um investimento de R$ 8 milhões, o Hospital Moinhos de Vento poderá atender mais pacientes, em menos tempo e com maior precisão em seu Centro de Oncologia Lydia Wong Ling. A instituição conta agora com um novo acelerador linear TrueBeam, equipamento, utilizado em diversas técnicas de radioterapia e radiocirurgia. Com ele, pacientes