Gestão e Qualidade | 2 de setembro de 2019

Projeto que estimula remuneração baseada em valor em saúde é lançado pela ANS

Serão selecionados 10 projetos-pilotos
ANS lança iniciativa para estimular remuneração baseada em valor em saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, no dia 29 de agosto, durante o II Fórum sobre Qualidade da Atenção, o projeto Modelos de Remuneração Baseados em Valor. A Agência informa que a iniciativa selecionará 10 projetos-pilotos de operadoras de planos de saúde fundamentados em experiências que levem em conta os resultados em saúde.


Os selecionados serão acompanhados pela ANS e todas as operadoras com projetos aprovados receberão um bônus no resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) a partir do ano-base 2019. De acordo com a Agência, os projetos deverão seguir as diretrizes apresentadas no Guia para a Implementação de Modelos de Remuneração Baseados em Valor, lançado no dia 20 de março, durante o I Fórum.


A participação no projeto poderá ser requisitada pelo formulário FormSUS, disponível no portal da ANS, de 29 de agosto a 30 de outubro.

Melhoria da atenção à saúde e na sustentabilidade do sistema

As experiências inscritas serão analisadas pela equipe técnica da ANS, que priorizará a seleção de projetos com enfoque na melhoria da atenção à saúde e na sustentabilidade do sistema, com iniciativas vinculadas à atenção hospitalar e aos projetos de Melhoria da Qualidade da ANS, como o Programa de Atenção Primária à Saúde na Saúde Suplementar (APS) e os Projetos Parto Adequado e OncoRede.


Na abertura do evento, o diretor de Desenvolvimento Setorial, Rodrigo Aguiar, destacou o papel da diretoria na promoção de melhorias no setor. “Todas as nossas ações contribuem para a harmonização entre os atores do setor e para a indução de qualidade na saúde suplementar. Nosso trabalho se pauta na regulação indutora, conduzindo de forma amistosa, não forçada, as boas práticas no mercado”, disse.


Aguiar detalhou, ainda, a importância do novo projeto. “Para a ANS, a principal diretriz para a adoção de modelo de remuneração baseado em valor é a que tem como foco alcançar bons resultados em saúde para os pacientes com um custo mais acessível tanto para pacientes quanto para os planos de saúde, evitando-se focar somente na simples redução dos gastos”, explicou o diretor.

Os detalhes do projeto, incluindo inscrição, são disponibilizados pela ANS neste link.

Guia da ANS foi tema da palestra realizada no mês de maio por Aguiar, em evento da FEHOSUL

Guia da ANS foi tema da palestra realizada no mês de maio por Aguiar, em evento da FEHOSUL

Saiba mais em Guia de modelos de remuneração baseado em valor apresentado pela ANS em evento da FEHOSUL

Com informações da ANS. Edição do Setor Saúde.

 

VEJA TAMBÉM