Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 3 de outubro de 2018

Professor da Fasaúde realiza palestra na Policlínica Militar de Porto Alegre

Paulo Petry ressaltou importância de atualização constante aos profissionais da saúde.
Paulo Petry, professor e coordenador dos cursos de extensão e pós-graduação da FASAÚDE

O professor e coordenador dos cursos de pós e extensão da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/Grupo IAHCS), Dr. Paulo Petry, realizou palestra na Policlínica Militar de Porto Alegre, na quinta-feira (27). Com auditório lotado, o professor salientou a importância da atualização permanente dos profissionais da área da saúde. Petry destacou a integração com a instituição militar, que tem, entre seus integrantes, alunos cursando Pós-graduação na Fasaúde.

Professor da Fasaúde realiza palestra na Policlínica Militar de Porto Alegre

Na apresentação, Petry explicou, em linhas gerais, algumas metodologias científicas aplicadas na área da saúde. Sobre sua trajetória acadêmica, destacou o livro “Epidemiologia”, de Leon Gordis, em que coordenou a tradução da obra para o idioma português.

De maneira ilustrativa, o professor mostrou propagandas antigas de marcas de cigarro comparadas às atuais, citando as diferenças significativas no entendimento do tabagismo pela sociedade, o que gerou reflexos na sociedade e medidas de saúde pública. Também citou estudos históricos sobre o cólera em Londres, no século 19.

O professor explicou aos militares da saúde a abordagem científica da saúde baseada em evidências. O palestrante enfatizou a importância de atualização constante no aprendizado de quem atua na área da saúde e gestão. Petry salientou duas frases que sintetizam a importância de atualização constante dos conhecimentos: “Dentro de 10 anos estará provado que metade daquilo que vocês aprenderam na faculdade estava errado. O problema é que nenhum dos seus professores sabe qual é esta metade”, do Dr. Sidney Burwell, diretor da Harvard Medical School; e “A inteligência é a habilidade de se adaptar às mudanças”, do físico Stephen Hawking.

Professor da Fasaúde realiza palestra na Policlínica Militar de Porto Alegre

O palestrante valorizou a oportunidade de retornar ao local onde iniciou a carreira. “Foi muito emocionante, em termos pessoais”. Com o convite do coronel Luiz Carlos Burgarelli, pude voltar ao local onde trabalhei jovem, recém-formado. Logo que saí da faculdade, atuei por um ano como profissional da saúde aqui na Policlínica”, relembrou.

A proximidade entre a Fasaúde e os profissionais militares da saúde foi salientada por Petry. “Foi muito gratificante em termos profissionais, porque nós, em nome da FASAÚDE, IAHCS e FEHOSUL, pudemos divulgar nossos produtos para os profissionais de saúde do Exército Brasileiro, que tem se tornado um parceiro importante dos nossos cursos”, pontuou.

Antes da palestra, o diretor da Policlínica Militar de Porto Alegre, coronel Luiz Carlos Burgarelli, apresentou as instalações da instituição ao professor Paulo Petry. Atualmente, a Policlínica atende 16 especialidades médicas, além das áreas de odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

O coronel enfatizou a relevância do tema apresentado na palestra aos profissionais da saúde. “É extremamente importante que nossos integrantes, da Policlínica Militar, saibam sobre as mudanças que estão ocorrendo no mercado de saúde, e o que podemos fazer na área pública para economizarmos os nossos recursos. Cito o curso de Gestão
Assistencial e Negócios em Saúde, que é importantíssimo nessa área. Estimular a minha equipe a realização de cursos dessa profundidade é fundamental para quem deseja, no futuro, ter algo sustentável”, frisou.

Alunos militares da Fasaúde acompanham a palestra

Entre os vários profissionais militares da saúde que acompanharam a palestra do coordenador de Pós-graduação da Fasaúde, estavam dois alunos da instituição: o coronel farmacêutico, Cláudio Fonseca Saucedo; e a militar temporária, Adriane da Silva Paula, ambos alunos do professor Petry.

Professor da Fasaúde realiza palestra na Policlínica Militar de Porto Alegre

O coronel Saucedo, que está concluindo o MBA Gestão Assistencial e Negócios em Saúde, apontou que é essencial os gestores estarem atentos ao que o professor Petry abordou: a necessidade permanente do profissional se atualizar. “Um dos caminhos para o fracasso, na gestão, é administrar com conceitos do passado. O professor trouxe, nessa palestra, alguns pontos sobre o que os gestores devem fazer para ter sucesso na gestão da saúde”, afirmou.

A militar temporária Paula, que está cursando o MBA Auditoria e Gestão em Saúde, salientou a satisfação de acompanhar, na instituição militar, a palestra do coordenador dos cursos de pós e extensão da Fasaúde. “Sou suspeita em falar sobre o professor Petry, porque sou aluna e recomendo muito as suas aulas”, destacou. A militar acrescentou que está sempre em busca da qualificação do seu currículo. “A Fasaúde é bem conceituada, o que me deixa adaptada e qualificada para o mercado de trabalho. E para ter condições de se manter no mercado de trabalho, o ideal é estar sempre qualificado e atualizado com aquilo que o mercado exige no momento”, destacou.

VEJA TAMBÉM

Mindray oferece treinamentos gratuitos de ventilação mecânica para hospitais no combate a Covid-19

Diante das novas configurações das equipes de saúde para enfrentar a alta demanda de casos de internação por Covid-19 em todo o território brasileiro, a Mindray, provedora de dispositivos e soluções médicas do mundo, passou a disponibilizar gratuitamente uma série de treinamentos hospitalares sobre ventilação mecânica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A capacitação

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de cooperação acadêmica

 xx Em convênio assinado na segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática
covid-19

Ministério da Saúde cria teleconsulta psicológica em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre

O Ministério da Saúde lançou o projeto Telepsi, que tem o objetivo de realizar teleconsulta psicológica para profissionais da saúde. A iniciativa se estenderá até setembro de 2020 e tem a coordenação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A ação conta com o apoio de