Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 5 de abril de 2018

Livro de especialista da Johns Hopkins University apresenta a epidemiologia de forma facilitada

Setor Saúde entrevistou o professor Paulo Petry, da Fasaúde/IAHCS, que coordenou a tradução do livro
Livro de especialista da Johns Hospkins University apresenta a epidemiologia de forma facilitada

O professor e coordenador de pós-graduação e extensão da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/Grupo IAHCS), Dr. Paulo Petry, coordenou a tradução e revisão técnica da quinta edição do livro Epidemiologia, em português (editora Thieme Revinter). Petry também é Doutor em Epidemiologia pelo programa de Pós-graduação em Epidemiologia da FAMED/UFRGS e mestre em Saúde Coletiva e Epidemiologia pelo Centro de Pesquisas em Epidemiologia da FAMED/UFPEL.

A obra tem autoria do Dr. Leon Gordis, mestre e doutor em saúde pública pela Johns Hopkins School of Hygiene and Public Health (mais tarde chamada de Bloomberg School of Public Health). O autor é referência no assunto e publicou livros sobre Epidemiologia desde 1973, quando lançou o Epidemiology of Chronic Lung Diseases in Children. Gordis morreu em 2015, com 81 anos. Epidemiologia foi o último livro publicado por ele.

Segundo o coordenador da FASAÚDE, Paulo Petry, esse é um livro utilizado em quase todas as faculdades de medicina do Brasil por ser muito didático e explicativo. “Entre os meus alunos, eu noto que é um livro bastante consultado, com um retorno positivo. Eu soube pela editora que é um dos livros mais indicados como livro-texto de grande parte de medicina de todo o Brasil”, conta.

 O Dr. Paulo Petry explica que essa disciplina aborda temas relevantes para a saúde pública, como avaliação de doenças na comunidade, estimativas de risco com influência nas políticas públicas de saúde e os conceitos éticos atuais. “Embora eu goste do assunto, sei que é uma disciplina difícil, que envolve muita estatística, cálculos, medidas de doença e risco”, explica.

 O coordenador destaca a importância da Epidemiologia como ferramenta de gestão, levantamento de dados, indicadores estatísticos (como número de mortes e classificação de doentes) e também como cálculo, para saber o tempo de internação e a média em um hospital, por exemplo.

No livro, temas como a identificação de pessoas com doenças e como avaliar a qualidade dos testes de rastreamento e diagnóstico utilizados são abordados. Além da análise das medidas de intervenção mais efetivas, através de dados quantitativos.

 Petry afirma que o grande diferencial dessa obra é a forma como ele aborda o tema. “Ele é fácil, é um texto bem feito. O Gordis deu um ritmo que facilitou o entendimento. É um texto científico, mas não deixa de ser acessível, dando prazer à leitura e trazendo interatividade”, explica.

 Segundo o Professor da FASAÚDE, Gordis utiliza tópicos e definições diretas, facilitando a leitura do aluno. Ele também traz informações visuais, através de gráficos e infográficos, exemplificando o que está sendo abordado.

Livro_Gordis

As primeiras partes do livro (em português) podem ser acessadas online através deste link.

Para comprar o livro, acesse aqui.

VEJA TAMBÉM