Geral | 26 de julho de 2013

Porto Alegre tem seis mortes por síndrome respiratória

Boletim da CGVS confirma 62 casos de Influenza na Capital
gripe2013

O boletim divulgado na última quinta-feira, 25, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) confirmou 62 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Porto Alegre. Seis pacientes morreram em decorrência de Influenza A Sazonal, cinco por H1N1 e um por H3N2.

Os números se referem à 29ª Semana Epidemiológica, encerrada no dia 20 de julho. Foram investigadas 713 suspeitas de SRAG, sendo 476 moradores de Porto Alegre, e 16 pessoas ainda aguardam resultado dos exames. Dos 62 casos positivos, 29 são de Influenza A (H1N1), 32 de Influenza A Sazonal (H3N3) e um de Influenza B.

A orientação dos órgãos de saúde é dar atenção para os cuidados de prevenção. As recomendações básicas são higienizar as mãos com frequência, manter ambientes arejados e limpos e utilizar lenço descartável ao espirrar ou tossir. Se houver sintomas de síndrome gripal (febre repentina acompanhada de tosse ou dor de garganta, dor muscular, nas articulações ou dor de cabeça), o paciente deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e, se necessário, iniciar o tratamento o mais rápido possível.

VEJA TAMBÉM