Estatísticas e Análises | 21 de outubro de 2013

OMS classifica poluição do ar como cancerígena

Demonstrada relação entre o ar que respiramos e câncer de pulmão e bexiga
OMS classifica poluição do ar como cancerígena

A Organização Mundial de Saúde (OMS), através da sua Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), classificou na última quinta-feira a poluição do ar como uma substância cancerígena para seres humanos.

“Sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer”. Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão. Também se notou uma associação com riscos de câncer de bexiga, alertou a IARC em comunicado oficial.

Em todas as partes do planeta, o ar que respiramos vem sendo contaminado por uma série de substâncias. Os dados mais recentes apresentados pela IARC revelam que, em 2010, mais de 223 mil pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado com a poluição do ar.

Para chegar à essas conclusões, a Agência analisou os estudos que acompanhou milhares de homens e mulheres , durante décadas. Não há, no entanto, confirmação de que a poluição seja mais agressiva para algum grupo específico (homens, mulheres, jovens ou idosos).

VEJA TAMBÉM