Tecnologia e Inovação | 14 de fevereiro de 2014

Óculos de alta tecnologia permitem a detecção de células tumorais

Novidade desenvolvida pela Washington University School of Medicine pode significar novo passo no combate ao câncer
Óculos de alta tecnologia permitem a detecção de células tumorais

Óculos de alta tecnologia desenvolvido pela Washington University School of Medicine (EUA) pode ajudar cirurgiões a visualizar as células cancerígenas, que brilham em azul quando vistas através da ferramenta.

Projetado para tornar mais fácil a detecção da doença, o óculos ajuda a garantir que nenhuma célula tumoral seja deixada para trás durante a cirurgia. A novidade pode reduzir a necessidade de procedimentos cirúrgicos adicionais – e o conseqüente estresse dos pacientes -, bem como o tempo de espera e as despesas correlatas.

A tecnologia, desenvolvida por uma equipe liderada pelo radiologista e biomédico Samuel Achilefu, utiliza vídeos personalizados, graças a um dispositivo acoplado na cabeça, e um agente molecular atribui uma cor azul brilhante às células cancerígenas, tornando-as visíveis com os óculos. Tumores de até 1mm de diâmetro podem ser vistos.

No dia 10 de fevereiro, a cirurgiã Julie Margenthaler, professora da Washington University, realizou procedimento para remoção de câncer de mama utilizando os óculos. “Estamos nos estágios iniciais dessa tecnologia, e mais desenvolvimento e testes serão feitos, mas estamos certamente entusiasmados com os potenciais benefícios para os pacientes”, disse a especialista ao site Science Daily.

Veja abaixo um vídeo de remoção de linfonodos, como visto pela dra. Margenthaler usando os óculos. Um marcador fluorescente injetado no paciente mostram células de câncer em azul. Quanto mais leve o tom de azul, mais concentradas as células cancerosas são.

Veja um vídeo com imagens da visão do médico

 

VEJA TAMBÉM

SUS passa a disponibilizar técnica minimamente invasiva para o tratamento da estenose aórtica (TAVI)

Dados demográficos mostram que, assim como muitos países do mundo, a população brasileira está “envelhecendo”, com o aumento do número de idosos e diminuição da proporção de jovens. Esse novo perfil populacional impacta nas políticas de saúde pública, já que muitas doenças antes despercebidas passam a se tornar mais comuns. Uma delas é a estenose aórtica, decorrente da degeneração e calcificação da válvula aórtica, dificultando a saída do sangue do coração para a aorta,

Hospital de Clínicas de Porto Alegre seleciona startups da área da saúde

Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para o II Edital de Incubação e Pré-incubação da Incubadora Tecnológica Starts, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Nitt/HCPA), para seleção de startups voltadas à área da saúde. PUBLICIDADE O edital prevê duas modalidades: Pré-incubação, dirigida a pessoas físicas e

Tacchini cria aplicativo que acompanha evolução do atendimento no Pronto-Socorro

O Tacchini Sistema de Saúde colocou em funcionamento de forma integral o TacchiProtect. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais (PlayStore para celulares com sistema Android e AppStore para celulares com sistema IOS), realiza o acompanhamento em tempo real da evolução do atendimento do paciente no Pronto Socorro dos hospitais Tacchini, de