O plano de Bento Gonçalves para elevar o patamar da qualidade de vida da população
“Ao unirmos todas as informações, criamos planos baseados em três grandes áreas: lazer, saúde e tecnologia”, descreve Hilton Mancio, superintendente do Tacchini Sistema de Saúde e coordenador da CTS do Bento +20A Câmara Técnica da Saúde (CTS) do Bento +20, liderada pelo Hospital Tacchini, apresentou as primeiras propostas para capazes de mudar a cultura da população a longo prazo e elevar o patamar da qualidade de vida em Bento Gonçalves dentro dos próximos anos. A divulgação, que ocorreu durante evento realizado no auditório do Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG), em agosto, já possui várias diretrizes iniciadas na prática.
Uma delas é a disseminação de um estudo sobre as cinco regiões do mundo com maior índice de pessoas centenárias saudáveis e lúcidas, conhecidas como Blue Zones. Durante o evento no CIC-BG, foram divulgadas as análises das características e hábitos que as populações da Sardegna, na Itália; da Icária, na Grécia; de Nicoya, na Costa Rica; de Okinawa, no Japão; e de Loma Linda, nos Estados Unidos; apresentam em comum.
“Ao unirmos todas as informações, criamos planos baseados em três grandes áreas: lazer, saúde e tecnologia. Algumas ações concretas relacionadas a cada um dos setores já estão sendo realizadas”, descreve Hilton Mancio (foto), superintendente do Tacchini Sistema de Saúde e coordenador da CTS do Bento +20.
PUBLICIDADE
Ações concretas
Entre as ações citadas por Mancio está a distribuição de mudas de temperos para incentivar os convidados a cultivarem suas próprias hortas caseiras. Também em agosto, o Hospital Tacchini iniciou a construção da sua própria horta comunitária, cultivada pela equipe de saúde mental da instituição, com a finalidade de incentivar outras empresas a desenvolverem o mesmo serviço.
Outras ações, como a criação do Banco de Leite Humano AMA Tacchini, capaz de oferecer leite materno a todos os recém nascidos na UTI Neonatal do Hospital Tacchini, também está alinhada com o Masterplan da Câmara de Saúde do Bento +20. O mesmo vale para o início iminente da segunda etapa do projeto de detecção de tumores de intestino para pessoas com sintomas da doença, que oferece gratuitamente o trabalho de rastreio de tumores no intestino de moradores do município com idade maior ou igual a 60 anos.
PUBLICIDADE
Criar um futuro mais saudável para todos
“Temos ainda muitas ideias para colocar em prática e, mais do que isso, temos muito espaço para contribuições vindas da comunidade. Por isso, incentivamos a todos os que desejam melhorar a sua própria qualidade de vida, bem como ajudar a fazer o mesmo com as pessoas ao seu redor, que nos procurem. Podemos e queremos contribuir para criar um futuro mais saudável para todos”, completa Mancio.
O Masterplan da CTS do Bento +20 pode ser acessado pelo link. Além disso, o contato direto com o grupo pode ser feito pelo WhatsApp (54) 9.9165 5420. Para acessar gratuitamente o livro de receitas saudáveis elaborado pela câmara, basta acessar o link.
FOTO: Tiago Flaiban