Mundo | 13 de agosto de 2013

Nova droga na linha de frente de combate ao mieloma múltiplo

Velcade é reconhecido como tratamento de primeira linha
mieloma1

A Comissão Europeia (CE) aprovou em agosto o uso de Velcade (bortezomibe), da Johnson & Johnson, como tratamento de primeira linha, em combinação com dexametasona e talidomida para pacientes ainda não medicados que sofrem com mieloma múltiplo.

Antes do aval da Comissão, o fármaco só era recomendado para casos de doença avançada e em pacientes que não fossem aptos para o transplante de células-tronco. Por sua vez, a J & J ponderava que o uso mais precoce poderia dar uma resposta mais eficaz.

Uma análise comparou os tratamentos com base no Velcade e a terapia sem o medicamento no período anterior ao transplante de células-tronco. O resultado mostrou o aumento na sobrevida do paciente de 36 meses para aqueles que foram medicados com Velcade, contra 29 meses dos demais.

Em entrevista para o Pharmatimes, o diretor-executivo da organização Myeloma UK, Eric Low, comemorou a aprovação por parte da CE. “Alcançar a melhor resposta possível neste cenário significa conseguir melhores resultados de sobrevida e melhor qualidade de vida para os pacientes”, considerou.

Um dos principais produtos da Johnson & Johnson, o Velcade – co-desenvolvido pela Millenium Pharmaceuticals – gerou US$ 732 milhões no primeiro semestre de 2013 e há expectativa de um lucro de até US$ 4 bilhões até o fim do ano.

VEJA TAMBÉM