Estatísticas e Análises | 16 de fevereiro de 2016

Mutirão da Santa Casa realiza 12 transplantes de órgãos durante o carnaval

Foram nove transplantes de rins, dois de pulmão e um de fígado em quatro dias
Mutirão da Santa Casa realizar 12 transplantes de órgãos durante o carnaval

Os dias de Carnaval foram de intensa atividade para as equipes de transplantes de rim, pulmão e fígado dos hospitais da Santa Casa de Porto Alegre. Do entardecer de sexta-feira, 5 de fevereiro, à noite da terça-feira, 9 de fevereiro, doze transplantes foram realizados na instituição: nove de rins (quatro em pacientes pediátricos e cinco em adultos), dois de pulmão e um de fígado, os três últimos em pacientes adultos.

“Doze transplantes realizados em apenas quatro dias é um número expressivo até mesmo para a Santa Casa, onde atuam equipes de transplante para diversos órgãos e tecidos”, avalia o Dr. Valter Duro Garcia, coordenador de transplantes da instituição. Na tarde desta segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016, os doze pacientes em recuperação pós-cirurgia apresentavam boa evolução clínica, alguns deles ainda internados em unidades de tratamento intensivo.

Segundo a enfermeira Miriam de Tolledo Maciel, gerente administrativa do Hospital Dom Vicente Scherer – Centro de Transplantes do complexo da Santa Casa – as quatro crianças e os cinco adultos que receberam os transplantes de rins vieram de Santa Catarina, de municípios do interior do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre e Região Metropolitana. Os dois transplantados de pulmão são de Maceió e Manaus e o de fígado da cidade gaúcha Santo Ângelo. Miriam acrescenta que os órgãos foram retirados de doadores provenientes de Canoas, Rio Grande, Tramandaí e Porto Alegre.

VEJA TAMBÉM