Gestão e Qualidade, Política | 11 de julho de 2017

Ministro da Saúde lança edital para a construção de novo centro de oncologia no RS

Em inauguração de Centro Obstétrico, Ricardo Barros destacou avanços da pasta
Ministro da Saúde lança edital para a construção de novo centro de oncologia no RS

Na segunda-feira, 10 de julho, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve em Porto Alegre para a inauguração do novo Centro Obstétrico (CO) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) que passa a realizar 4 mil partos por ano sob o modelo de atenção previsto pela Rede Cegonha. Ele também visitou a emergência e ao ambulatório de Oncologia do Conceição. Na ocasião, o ministro deu aval para o prosseguimento do processo de Construção do Centro de Hematologia e Oncologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

A superintendente do GHC, Adriana Denise Acker, recepcionou o ministro Barros no auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo. “O novo Centro Obstétrico busca garantir a qualificação e a humanização do atendimento, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde aos mais de 380 partos realizados por mês nesta instituição”, declarou Denise Acker, ressaltando que, durante o período de obras, o atendimento não foi interrompido.

Superintendente do GHC, Adriana Denise Acker

Superintendente do GHC, Adriana Denise Acker

 

O Diretor Executivo da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), Flávio Borges, esteve presente à cerimônia e destacou uma fala importante do ministro da Saúde: “ Ele [Ricardo Barros] relatou que sua gestão conseguiu economizar, somente na compra de medicamentos, cerca de R$ 3 bilhões de reais. Este valor, segundo o ministro Barros, já está sendo destinado a inúmeras demandas, inclusive no Rio Grande do Sul”.

Edital para construção do Centro de Oncologia

“Nosso maior capital é os colaboradores do Sistema Único de Saúde, que, nessa hora, recebem mais acolhimento e segurança no atendimento”, afirmou Ricardo Barros. Na ocasião, ele autorizou a publicação do edital para a construção do Centro de Hematologia e Oncologia do GHC e a compra de um tomógrafo para o Hospital Fêmina.

O deputado federal Jones Martins representou a Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar em Prol da que, com unanimidade na bancada gaúcha, conquistou emenda impositiva à liberação de recursos. “Isso só será possível com o trabalho dos servidores comprometidos com a saúde pública”, afirmou ele sobre o empreendimento. Martins agradeceu o ministro e cumprimentou os colegas deputados Jerônimo Goergen e Renato Molling, que falaram à mesa.

Em sua fala, o secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis, destacou que a racionalidade é um aspecto determinante no desenvolvimento da saúde pública do país. Ele ainda apontou a importância de grandes instituições como o GHC na redução da mortalidade infantil.

“A proposta é fazer o que já fazíamos. Só que melhor”, disse o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Assis Figueiredo. Para ele, a contínua melhoria na gestão é uma característica marcante do GHC, cujo o trabalho ele vem acompanhando.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, apresentou o GHC como uma referência na saúde, que teve um papel fundamental na adequação da rede assistencial da cidade. Segundo o prefeito, a reforma do centro obstétrico e a frente parlamentar do Centro de Hematologia e Oncologia mostram uma crescente preocupação em empregar o dinheiro público à serviço da população.

GHC

 

Fotos Assessoria de Imprensa GHC. Edição SS. 

VEJA TAMBÉM