Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 28 de novembro de 2019

MBA Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade tem aula inaugural em Passo Fundo

Fasaúde/IAHCS e HSVP revitalizam antiga parceria na área educacional
MBA Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade tem aula inaugural em Passo Fundo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo e a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/IAHCS) realizaram na sexta-feira, 22 de novembro de 2019, a primeira aula do MBA Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade. O curso, focado em qualidade assistencial, segurança do paciente e acreditação de serviços de saúde, constitui uma nova vertente alinhada aos temas relevantes e atuais da saúde nacional, sendo realizado pela primeira vez no estado.


Na aula inaugural, os 25 alunos tiveram como docente, o mentor do curso e avaliador sênior do IAHCS Acreditação, médico Sérgio Ruffini. Na ocasião, ele enalteceu a alegria de estar iniciando o MBA no estado e de como foi a preparação para a realização do curso. “Há dois anos tivemos a ideia e vimos trabalhando no tema, no foco e professores. Fomos amadurecendo o conceito, e agora iniciamos com essa primeira turma em Passo Fundo. O tema da Acreditação é muito atual e pertinente na área da saúde e vem para somar ao conhecimento desses profissionais”, destacou Dr. Ruffini, evidenciando ainda a excelente recepção do MBA no interior do estado e a retomada da parceria com o HSVP, que já realizou cursos de extensão e especialização anteriormente, em parceria com o IAHCS. Destacou que “o Hospital São Vicente e a cidade de Passo Fundo têm uma representatividade muito grande quando falamos em formação na área da saúde”, disse.


MBA Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade tem aula inaugural em Passo Fundo1

O curso é multiprofissional e possui duração de dois anos, com aulas quinzenais e conta com professores, especialistas, mestres e doutores, abordando temas de Gestão e Qualidade em Saúde; Tecnologia de Gerenciamento em Qualidade, Gerenciamento de Riscos; Segurança do Paciente; Organização de Sistemas de Gestão da Qualidade; Acreditação e Certificação em Saúde; Sistemas Internacionais de Acreditação; Sistema Brasileiro de Acreditação SBA/ONA, Ferramentas e Metodologias específicas, entre outros. “Tivemos muito cuidado na escolha dos temas e pensamos em um curso que entregue além do conteúdo atual, as vivências e experiências para serem debatidas dentro de sala de aula. Os professores são executivos que atuam na área em constante atualização e que podem trazer essa expertise para o debate e troca de experiências”. O coordenador relatou que existe a expectativa de que “o MBA seja um laboratório do tema, onde haja geração de muito conhecimento e aprendizado”.


A Fasaúde é mantida pelo IAHCS (Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde), organização que atua ainda nas áreas de consultoria em saúde (IAHCS Gestão e Consultoria) e acreditação/certificação (IAHCS Acreditação). Um dos diferenciais do curso é a tutela do IAHCS Acreditação, uma das seis IAC´s (Instituição Acreditadora Credenciada) credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) a avaliar as organizações de saúde, serviços e programas da saúde, com base nas normas e no Manual Brasileiro de Acreditação.


Módulo opcional ao final do curso

Ao final do curso, o aluno poderá se habilitar, caso tenha interesse, em se tornar um avaliador ONA.”Teremos um módulo adicional aos interessados em se tornar avaliador, com alta possibilidade de empregabilidade após conquistar aprovação na prova de proficiência da ONA. A acreditação vem crescendo de forma consistente, tendo a ONA mais de 850 certificações válidas em todo o Brasil. Adiciona-se a isto a mudança de mentalidade no setor. Hoje a Acreditação é uma diferenciação reconhecida tanto pelos clientes como para os pagadores (operadoras, governos) e prestadores (hospitais, clínicas, etc)” finalizou Ruffini.

As aulas acontecem em Passo Fundo, na estrutura do Hospital São Vicente. Ainda é possível se inscrever: Saiba mais aqui.

 

 

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação HSVP (Caroline Silvestro) e Fasaúde/IAHCS. Edição Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM