Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 28 de novembro de 2019

MBA Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade tem aula inaugural em Passo Fundo

Fasaúde/IAHCS e HSVP revitalizam antiga parceria na área educacional
MBA Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade tem aula inaugural em Passo Fundo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo e a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/IAHCS) realizaram na sexta-feira, 22 de novembro de 2019, a primeira aula do MBA Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade. O curso, focado em qualidade assistencial, segurança do paciente e acreditação de serviços de saúde, constitui uma nova vertente alinhada aos temas relevantes e atuais da saúde nacional, sendo realizado pela primeira vez no estado.


Na aula inaugural, os 25 alunos tiveram como docente, o mentor do curso e avaliador sênior do IAHCS Acreditação, médico Sérgio Ruffini. Na ocasião, ele enalteceu a alegria de estar iniciando o MBA no estado e de como foi a preparação para a realização do curso. “Há dois anos tivemos a ideia e vimos trabalhando no tema, no foco e professores. Fomos amadurecendo o conceito, e agora iniciamos com essa primeira turma em Passo Fundo. O tema da Acreditação é muito atual e pertinente na área da saúde e vem para somar ao conhecimento desses profissionais”, destacou Dr. Ruffini, evidenciando ainda a excelente recepção do MBA no interior do estado e a retomada da parceria com o HSVP, que já realizou cursos de extensão e especialização anteriormente, em parceria com o IAHCS. Destacou que “o Hospital São Vicente e a cidade de Passo Fundo têm uma representatividade muito grande quando falamos em formação na área da saúde”, disse.


MBA Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade tem aula inaugural em Passo Fundo1

O curso é multiprofissional e possui duração de dois anos, com aulas quinzenais e conta com professores, especialistas, mestres e doutores, abordando temas de Gestão e Qualidade em Saúde; Tecnologia de Gerenciamento em Qualidade, Gerenciamento de Riscos; Segurança do Paciente; Organização de Sistemas de Gestão da Qualidade; Acreditação e Certificação em Saúde; Sistemas Internacionais de Acreditação; Sistema Brasileiro de Acreditação SBA/ONA, Ferramentas e Metodologias específicas, entre outros. “Tivemos muito cuidado na escolha dos temas e pensamos em um curso que entregue além do conteúdo atual, as vivências e experiências para serem debatidas dentro de sala de aula. Os professores são executivos que atuam na área em constante atualização e que podem trazer essa expertise para o debate e troca de experiências”. O coordenador relatou que existe a expectativa de que “o MBA seja um laboratório do tema, onde haja geração de muito conhecimento e aprendizado”.


A Fasaúde é mantida pelo IAHCS (Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde), organização que atua ainda nas áreas de consultoria em saúde (IAHCS Gestão e Consultoria) e acreditação/certificação (IAHCS Acreditação). Um dos diferenciais do curso é a tutela do IAHCS Acreditação, uma das seis IAC´s (Instituição Acreditadora Credenciada) credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) a avaliar as organizações de saúde, serviços e programas da saúde, com base nas normas e no Manual Brasileiro de Acreditação.


Módulo opcional ao final do curso

Ao final do curso, o aluno poderá se habilitar, caso tenha interesse, em se tornar um avaliador ONA.”Teremos um módulo adicional aos interessados em se tornar avaliador, com alta possibilidade de empregabilidade após conquistar aprovação na prova de proficiência da ONA. A acreditação vem crescendo de forma consistente, tendo a ONA mais de 850 certificações válidas em todo o Brasil. Adiciona-se a isto a mudança de mentalidade no setor. Hoje a Acreditação é uma diferenciação reconhecida tanto pelos clientes como para os pagadores (operadoras, governos) e prestadores (hospitais, clínicas, etc)” finalizou Ruffini.

As aulas acontecem em Passo Fundo, na estrutura do Hospital São Vicente. Ainda é possível se inscrever: Saiba mais aqui.

 

 

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação HSVP (Caroline Silvestro) e Fasaúde/IAHCS. Edição Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM

BENTO GONÇALVES

Hospital Tacchini abre processo de seleção para contratar mais de 100 profissionais da saúde

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, está realizando obras de ampliação da sua UTI Adulta, as quais devem ser concluídas nos próximos meses. Para suprir essa demanda, a instituição busca contratar, de forma imediata, cerca de 100 profissionais, principalmente Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros. Deste total, 40 atuarão diretamente na UTI Adulto e os demais, nas diversas unidades assistenciais da instituição. Há
CANADÁ

Canadá vem ao Brasil em busca de enfermeiros

Uma missão especial da Recrutement Santé Québec (RSQ) – programa do Ministério da Saúde e Serviços Sociais do Québec, responsável por recrutar profissionais de saúde diplomados fora do Canadá – vem ao Brasil em busca de enfermeiros para trabalhar na província (Estado) de Québec. A equipe estará em São Paulo, entre os dias 28 de janeiro e 1º
concurso público

Hospital de Clínicas de Porto Alegre abre concurso público com salários de até R$ 8,5 mil

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abriu inscrições para novo concurso público. As vagas são para os níveis superior, médio e fundamental. As oportunidades são para profissionais da formados em medicina, direito, biologia, biomedicina, enfermagem, fonoaudiologia, tecnologia da informação, administração, ciências econômicas, ciências contábeis, e outras graduações com especialização em áreas específicas. Os salários podem