Mundo | 23 de janeiro de 2014

Mascar chiclete em excesso causa enxaqueca em crianças e adolescentes

Pesquisa faz ligação entre o consumo da guloseima e dor de cabeça
Mascar chiclete em excesso causa enxaqueca em crianças e adolescentes

Uma das guloseimas favoritas de crianças e adolescentes pode dar muita dor de cabeça. Um estudo da Universidade de Tel Aviv (Israel) em conjunto com o Centro Médico Meir, mostra que o chiclete gera enxaqueca em jovens com idade entre 6 e 19 anos. A suspeita principal é de que a goma de mascar cause estresse na articulação temporomandibular, gerando cefaleia.

O estudo,feito com 30 jovens, foi publicado na edição de dezembro da revista científica Pediatric Neurology e pode ajudar no tratamento de casos de enxaqueca tensional em adolescentes.
O excesso de consumo de chicletes faz a articulação trabalhar demais, causando dores de cabeça. O estudo foi motivado por observações clínicas, em que muitos pacientes que tinham as dores de cabeça eram mascadores diários de chiclete. Pesquisas odontológicas anteriores corroboram o resultado.

Há mais razões para um adolescente ter enxaquecas, como excesso de ruído, fumo, falta de sono ou apetite. O coordenador da pesuisa, dr. Nathan Watemberg, destaca que há um padrão entre os adolescentes que afirmaram sofrer dores de cabeça constantes.

“A maioria dos jovens que admitem ter dores de cabeça mascam chiclete pelo menos uma hora por dia, enquanto outros responderam que fazem o mesmo durante seis ou mais horas por dia”, revelou. Dos trinta pacientes acompanhados, quase todos (26 casos) eliminaram as enxaquecas simplesmente abandonando o chiclete.

VEJA TAMBÉM