Gestão e Qualidade | 27 de janeiro de 2017

Johnson & Johnson compra biofarmacêutica européia por US$ 30 bilhões

Laboratório suíço Actelion é a maior empresa biofarmacêutica da Europa
Johnson & Johnson compra biofarmacêutica européia por US$ 30 bilhões

A Johnson & Johnson (J&J) informou em comunicado no dia 26 que pretende adquirir por 30 bilhões de dólares (ou 27,6 bilhões de euros) o laboratório suíço Actelion – maior empresa biofarmacêutica da Europa.

O processo de compra prevê a separação das atividades de pesquisa e desenvolvimento da Actelion. Uma nova entidade será formada desta iniciativa, que por sua vez, se chamará R&D. Ela será dirigida por Jean-Paul Clozel, fundador da Actelion. A unidade cuidará de atividades relacionadas aos processos iniciais das investigações clínicas.

A J&J terá inicialmente uma participação de 16% nesta nova entidade e disporá de uma opção para aumentar seu capital e adquirir 16% adicionais.

A J&J estima que esta transação incrementará de forma significativa o lucro líquido por ação, prevendo crescimento de suas receitas em ao menos 1% anual no longo prazo.

Segundo a Forbes, a J&J é a maior empresa farmacêutica do mundo, à frente de Pfizer, Novartis, Merck e Roche. A multinacional norte-americana atua também nos segmentos de cuidados para o corpo e higiene, entre outros produtos, e ocupa, neste ano, o 34º lugar da Global 2000, lista anual das maiores companhias do mundo.

VEJA TAMBÉM