Gestão e Qualidade | 8 de fevereiro de 2023

Indicadores Anahp mostram aumento no índice de glosa e prazo médio de recebimento

Associação defende diálogo para resolver o problema
Indicadores Anahp mostram aumento no índice de glosa e prazo médio de recebimento

A Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), lançou a nova edição do Indicadores Hospitalares – Índices de qualidade, econômico-financeiro e de gestão de pessoas. O destaque desta edição da publicação mensal da Anahp são os índices de glosa e prazo médio de recebimento, dados centrais no processo de gestão de hospitais e operadores de plano de saúde. Os números, que retratam o acumulado de janeiro a novembro de 2022 contra o mesmo período do ano anterior, apontam para o crescimento dos dois índices. A glosa saiu de um percentual de 3,63 da receita líquida dos hospitais Anahp para 4,51 no último ano. Já o prazo médio de recebimento saiu de 68,26 para 75,80 dias.

Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp destaca na apresentação do documento que os números confirmam o que tem sido uma reclamação diária dos hospitais associados, que é o crescimento no volume de glosas apresentadas pelas operadoras. “Reconhecemos a importância das contas hospitalares passarem pela análise das operadoras, até para encontrar eventuais inconsistências e solicitar ao hospital esclarecimentos. Na prática, porém, o que vem acontecendo é a dinâmica de um sistema em que são glosadas, em muitos casos, contas em um volume tão grande que desequilibram a relação entre as operadoras e hospitais, impactando no fluxo de caixa dos prestadores”.


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Prazo de recebimento adequado

Já sobre a importância de um prazo de recebimento adequado, o executivo citou a dificuldade encontrada pelos hospitais ao fazerem gastos em um determinado momento e essa conta levar meses para ser paga pela operadora. “O setor hospitalar conhece as dificuldades que estão sendo vividas pelas operadoras com aumento de sinistralidade e a redução dos resultados operacionais. Mais do que isso, temos procurado ser parceiros na busca por soluções estruturais. Porém, as dificuldades que estão sendo vividas neste momento não podem servir para uma política deliberada de imposição de glosas. Cada operadora tem o seu sistema, as suas práticas, o que torna o processo de apresentar as contas hospitalares altamente complexo. Basta saber que 60% das glosas são questões administrativas. Às vezes, um equívoco sobre um detalhe, troca de algarismo”.


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Sobre a coleta de dados e avaliação das informações

Há mais de 15 anos a Anahp compartilha anualmente com o mercado os indicadores de desempenho de suas instituições associadas por meio do Observatório Anahp. Para ampliar a capacidade de análise e identificação das tendências do setor, a entidade divulga mensalmente um grupo selecionado de indicadores. A Associação frisa, no entanto, que há um processo de coleta e avaliação das informações do Sistema de Indicadores Hospitalares Anahp e, portanto, as informações a serem compartilhadas neste material serão sempre referentes a dois meses anteriores, pois os hospitais têm até 30 dias para informar os dados do mês fechado, além do período necessário para checagem e validação da informação pelo Núcleo de Estudos e Análises (NEA) da Anahp.

Baixe o documento completo aqui. 

 



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