Gestão e Qualidade | 5 de setembro de 2017

Hospital Tacchini adere ao Projeto UTI Visitas

Iniciativa pioneira na região, pacientes receberão visitas de até 12 horas nas UTIs
Hospital Tacchini adere ao Projeto UTI Visitas

o Hospital Tacchini de Bento Gonçalves deu início à fase 2 do Projeto UTI Visitas, que permite aos familiares permanecerem mais tempo – até 12 horas – ao lado dos pacientes internados na UTI. Com isso, o Tacchini se junta ao seleto grupo de 33 hospitais no país (40 UTIs) que aderiram ao projeto, sendo o único na região da Serra Gaúcha a desenvolver a experiência.

Proposto pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, através de parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto é desenvolvido em hospitais cujas UTIs atendem pelo SUS.

No Hospital Tacchini, a fase 1 deste estudo (visita convencional), que analisou aspectos clínicos em pacientes que aceitaram participar da proposta, foi realizada com sucesso nos meses de maio e junho de 2017.

“Tanto a fase 1 quanto a fase 2, que será realizada por período estimado de 2 meses, seguem critérios rigorosos do protocolo do estudo”, comenta o Médico Responsável pela pesquisa, Dr. Rogério Tregnago. O objetivo é comparar a incidência de “delirium”, infecção e tempo de internação entre pacientes internados na unidade em regime de visita convencional (fase 1) com aqueles com visita estendida (fase 2).

“Além disso, avaliamos nestes dois regimes de visitação, a prevalência de Síndrome de Burnout nos profissionais e a satisfação dos familiares”, complementa a coordenadora do estudo, Dra. Juliana Giacomazzi, do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde. Integram a equipe do estudo, a gestora da UTI Adulto, Enfermeira Danieli Madruga de Souza, a Médica Intensivista, Dra. Carla Flores Braga, e a Analista de Pesquisa Samanta da Costa, pelo Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde.

Nova Fase

No Hospital Tacchini, as visitas aos pacientes internados na UTI acontecem diariamente das 12h30min às 13h e das 20h às 20h30min. Com a implantação do projeto, até dois familiares poderão estar em contato com os pacientes por até 12 horas. “Para o familiar poder usufruir da visita estendida, deverá obrigatoriamente passar por uma reunião de orientações que será disponibilizada diariamente, em que serão passadas instruções de segurança e conforto dos pacientes”, comenta a Diretora Técnica da instituição, Dra. Roberta Pozza.

As reuniões ocorrerão nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 9h30min, e nas terças e quintas-feiras, às 14h. A visita diária continuará ocorrendo nos mesmos horários e, após o período de 2 meses, a UTI voltará ao regime de visita social novamente até novas definições.

Benefícios

Os estudos mostram que o paciente em regime de visita estendida é melhor acolhido e tem melhora mais rápida, diminuindo o tempo médio de internação em 1,5 dia, o delirium em 50% e infecções relacionadas à ventilação mecânica. O fato do familiar estar acompanhando o tratamento contribui para o bem-estar do paciente e para a redução da necessidade de medicações. Além disso, a ampliação do horário de visitas recebeu muitos elogios por parte das famílias envolvidas.

VEJA TAMBÉM

Diretrizes clínico-assistenciais são apresentadas no 10º Seminário PROADI-SUS

O Hospital Moinhos de Vento promoveu na quarta-feira (10), o 10º Seminário PROADI-SUS, realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital, em Porto Alegre. Nesta edição, foi apresentado o projeto Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS. O objetivo dos encontros é compartilhar informações sobre as iniciativas desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde,
ENTREVISTA

Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Após a adesão do Hospital Ernesto Dornelles oficializada recentemente, a saúde gaúcha agora conta com cinco hospitais associados a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. O Ernesto Dornelles é uma instituição privada, inaugurada em 1962. Conta atualmente com 312 leitos e 33 especialidades médicas. O Portal Setor Saúde conversou com

Hospital Moinhos de Vento promove em Brasília 2° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro

A segunda edição do Encontro Internacional do Paciente Seguro, realizada na terça-feira (9), em Brasília, reuniu profissionais de saúde de todas as regiões do país para compartilhar experiências e conhecimento sobre segurança do paciente e qualificação do SUS. Realizado pela equipe do Projeto Paciente Seguro, com a coordenação do Hospital Moinhos de Vento, em parceria