Gestão e Qualidade | 16 de dezembro de 2020

Hospital São Roque de Carlos Barbosa conquista acreditação plena da ONA 

Para garantir segurança aos pacientes e colaboradores, Hospital realiza melhorias constantes e ciclos de aprendizagem com as equipes
Hospital São Roque de Carlos Barbosa conquista acreditação plena da ONA 

O Hospital São Roque (Tacchini Sistema de Saúde) comemora a conquista de um feito inédito nesta quarta-feira, dia 16. A instituição, que em 2020 completou 65 anos de serviços prestados à comunidade de Carlos Barbosa (RS) e região, recebeu a certificação de Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.

Conhecido como ONA II, a certificação é concedida apenas para instituições que, além de atender aos critérios de segurança observados no nível I, apresentam uma gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Dos 333 hospitais em funcionamento no Rio Grande do Sul, o São Roque é apenas o 9º a conquistar a acreditação nível II.

Resultado acima das expectativas

Desde 2018, quando conquistou o nível I da acreditação nacional, o São Roque realiza melhorias constantes e ciclos de aprendizagem com as equipes, para garantir cada vez mais segurança aos pacientes e colaboradores, e consequentemente atender aos requisitos, na intenção de conquistar o nível II da ONA. Contudo, de acordo com a gestora administrativa do São Roque, Cátia Argenta, a chegada da pandemia e das dificuldades enfrentadas por toda a área da saúde em 2020, o trabalho da instituição barbosense passou a ser focado na recertificação do primeiro nível.


“Chegamos a diminuir as expectativas quanto à avaliação em função da pandemia, mas os esforços realizados por toda a equipe durante os últimos dois anos deram resultado. Essa é uma conquista que dividimos com toda a comunidade que nos abraça diariamente e nos incentiva a sermos melhores todos os dias. Estamos muito felizes”, descreve ela.


Próximo objetivo: ONA III (Acreditado com Excelência)

A acreditação do ONA II tem validade de 2 anos e recebe visita de manutenção a cada 8 meses. Contudo, depois de manter o mesmo nível de acreditação por pelo menos um ano, o hospital poderá pedir uma nova avaliação e tentar conquistar o título de Acreditado com Excelência, conhecido como ONA III, mais alto reconhecimento da entidade avaliadora. A certificação foi realizada pelo Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS Acreditação), uma das seis (6) entidades certificadoras credenciadas pela ONA.


“A certificação nível II da ONA nos trouxe a comprovação que o São Roque está no caminho certo, realizando um trabalho baseado na qualidade e gestão integrada dos processos, garantindo a segurança do paciente. Esse é um passo muito importante para a instituição, mas queremos continuar evoluindo para chegarmos ao nível 3, como já fez o [Hospital] Tacchini, em Bento Gonçalves”, avalia o gestor de Qualidade do Tacchini Sistema de Saúde, Márcio Ramos.



VEJA TAMBÉM

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com

Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025

O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Hospital desenvolve plataforma que permite pacientes e familiares acompanharem em tempo real a jornada assistencial

A humanização do cuidado é tão essencial quanto qualquer avanço tecnológico e, no ambiente hospitalar, essas duas frentes caminham juntas para aliviar um dos momentos mais delicados para qualquer família: a espera por notícias. Profissionais que criam conexões genuínas e ferramentas que ampliam a transparência se complementam ao colocar pessoas, sentimentos e necessidades no centro