Gestão e Qualidade | 25 de março de 2022

Hospital São Lucas da PUCRS passa por avaliação da QMentum

Auditores nacionais e internacionais de uma das mais conceituadas metodologias de acreditação de qualidade e segurança em saúde do mundo analisaram padrões e práticas do HSL
Hospital São Lucas da PUCRS passa por avaliação da QMentum

Nesta semana, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) recebeu o time de auditores nacionais (representantes do QGA por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization) e internacionais da canadense QMentum. A equipe esteve presente na instituição para avaliar requisitos para a recertificação do hospital (a primeira foi em 2018). Essa metodologia é uma das mais rigorosas certificações internacionais e com elevado nível de exigência.

“Nosso foco permanente é no paciente. Nos últimos dois anos, nossos times mantiveram-se dedicados ao projeto de reposicionamento do hospital. Nesse percurso, ainda enfrentamos a pandemia, mas não deixamos de avançar. Evoluímos em diversos aspectos, inauguramos novos serviços, capacitamos nossas pessoas, investimos em processos de qualidade e segurança assistencial e, gradativamente, temos qualificado o nosso atendimento, sempre com o objetivo de proporcionar a melhor experiência aos nossos pacientes”, destaca o diretor geral do HSL, Leandro Firme.

O resultado oficial da avaliação será divulgado nos próximos dias.

Metodologia QMentum

A metodologia QMentum International™ orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, sendo aplicada no Brasil pelo QGA por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization. A aliança QGA-HSO abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais/globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas. O objetivo é diversificar os métodos de avaliação para entregar mais valor aos pacientes, clientes e ao sistema de saúde.

Os padrões utilizados na metodologia ajudam as organizações a avaliarem a qualidade da prestação de serviços no local de atendimento e a incorporar uma cultura de qualidade, segurança e cuidado centrado no paciente e na família em todos os aspectos.

As avaliações são realizadas por equipes de avaliadores experientes e que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente, inovador e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 40 países pelo mundo.

Números gerais do Hospital São Lucas

Número de colaboradores: 2.700


Total de leitos no HSL: 422 (291 de internação, 59 de UTI e 72 transitórios)


Corpo Clínico: 2.653


Residentes: 172

 



VEJA TAMBÉM